Nos últimos dias de novembro, a Câmara Municipal de Oeiras revelou o novo projeto destinado ao antigo quartel de Linda-a-Velha. O plano é transformar o espaço, atualmente ao abandono, num local que reúna habitação, comércio e cultura, englobando um empreendimento residencial, lojas e um novo auditório.
Aquele que, em tempos, se chamou o Quartel do Carrascal, encontra-se desocupado, numa área que corresponde a cerca de 20,5 mil metros quadrados. O projeto está em consulta pública até 16 de dezembro.
No documento, disponibilizado pela autarquia, é possível notar que o projeto está dividido em três partes. Em primeiro, o corpo A, composto por um edifício destinado a comércio e com cinco pisos de habitação. Já no corpo B, existem outros espaços comerciais e mais cinco pisos residenciais. Por último, o corpo C, corresponde ao auditório cultural. As habitações possuem ainda dois pisos de estacionamento em cave.
“Atualmente, um espaço obsoleto, sem vivência e fechado à população, tem inerente a definição de uma solução urbanística regeneradora do local, impulsionadora e geradora de nova centralidade, desenvolvida por meio de um empreendimento dominantemente residencial e cultural, complementado com espaços comerciais no embasamento dos edifícios habitacionais, enquadrados urbanisticamente por uma praça central”, podemos ler no site da Câmara Municipal.
Para o espaço urbano público estão previstos cerca de 4500 metros quadrados, onde se insere o auditório, “sendo programada a cedência para o domínio privado municipal de uma área destinada a equipamento cultural”, refere a nota da autarquia.
Todas as sugestões ou observações sobre o documento apresentado, podem ser dirigidas à Divisão de Gestão Administrativa do Licenciamento Urbanístico da Câmara Municipal de Oeiras ou ao presidente da autarquia, Isaltino Morais. Devem ser enviadas por email para esclarecimentos.urbanismo@nulloeiras.pt.
Carregue na galeria para conhecer o novo projeto.