As freguesias de Porto Salvo e Barcarena vão ficar ainda mais interligadas. Especialmente, para quem transitar entre Vila Fria e Leceia.
O Munícipio de Oeiras vai inaugurar uma ciclovia e um passeio na Rua da Fonte, a estrada que liga as duas freguesias, no próximo sábado, 17 de maio. A cerimónia contará com a presença do presidente da Câmara, Isaltino Morais, e será transmitida ao vivo no YouTube e no Facebook da autarquia.
A nova infraestrutura oferece “um corredor seguro, confortável e eficiente para utilizadores de bicicletas e peões que circulam naquela zona”. Até ao momento, o local tinha apenas uma estrada rodoviária, e os munícipes que transitavam a pé pela via, recorriam sempre à berma, estando expostos ao risco de acidente.
A pista, com cerca de um quilómetro de extensão, conta com uma via pedonal (passeio) de um lado e uma ciclovia do outro. Agora, os munícipes têm um novo percurso para se deslocarem em segurança, ou para praticarem exercício físico de várias formas, como caminhadas, corridas e passeios de bicicletas.
Além da construção da ciclovia e do passeio, a intervenção contemplou a pavimentação da Rua da Fonte, a instalação de novas colunas de iluminação pública e a criação de zonas verdes ao longo dos novos percursos.
Além da construção da ciclovia e do passeio, a intervenção, — com um orçamento de 1 milhão e 650 mil euros — contemplou “a pavimentação da Rua da Fonte, a instalação de novas colunas de iluminação pública e a criação de zonas verdes ao longo dos novos percursos pedonais”, detalha a Câmara.
O concelho de Oeiras, que já contava com aproximadamente 18 quilómetros de ciclovias, tem agora um novo troço, que surge como prioridade no âmbito do Plano Estratégico de Desenvolvimento Urbano (PEDU).