na cidade
ROCKWATTLET'S ROCK

Nos próximos dias há diferentes programas gratuitos para fazer perto de casa

O último fim de semana de outubro traz várias iniciativas culturais ao concelho de Oeiras. Siga as nossas sugestões.

O Festival MAP – Mostra de Artes da Palavra continua com uma agenda preenchida e este fim de semana, dias 26 e 27 de outubro, há vários eventos a acontecer, como a NiO lhe contou neste artigo. Esta é já a quarta edição da iniciativa que mantém como essência ser uma festa da palavra em todas as suas formas, possibilidades e cruzamentos, desde a literatura, à música, entre outras áreas. 

Com o bom tempo que se tem feito sentir, poderá querer passar tempo ao ar livre. Pode começar a manhã de domingo, por exemplo, com uma aula de chi kung e visitar, de seguida, o Mercado no Parque. 

Para os cinéfilos, nada como uma tarde de fim de semana a ver um bom filme. Sugerimos-lhe um clássico que poderá já ter visto, mas talvez nunca o tenha feito num ecrã de grandes dimensões. Este domingo, há matiné no Auditório Municipal José de Castro, em Paço de Arcos, com “Vertigo” (ou “A mulher que viveu duas vezes”, título escolhido em Portugal).

O filme é especialmente famoso devido aos efeitos e truques com a câmara, que o realizador Alfred Hitchcock utilizou para transmitir aos espectadores as vertigens da personagem principal. É uma história de obsessão e desejo, filmada nas ruas de São Francisco e que, em 2012, foi eleito como o melhor filme de todos os tempos, pela prestigiada revista britânica “Sight & Sound”.

Conheça as atividades que pode fazer gratuitamente nos próximos dias. 

Sábado

8 às 18 horas — Exposição documental “Abril sempre novo – O sonho das mulheres sempre presente”, no Mercado Municipal de Oeiras.

10 às 17 horas — Exposição “Laura, de Lorde Mantraste”, na Livraria Municipal Verney, em Oeiras. 

11 horas — Encontro de poesia no Mercado Municipal de Oeiras, organizado por Chá Luchapa – Associação Artística e Cultural. 

11 às 17 horas — Exposição “Censura a Defesa do Respeitinho” no Centro Cultural Palácio do Egipto, em Oeiras. A mostra está inserida na celebração dos 50 anos do 25 de abril. 

14 às 16 horas — Bioblitz de outono sobre “Insetos” na Serra de Carnaxide, no âmbito da iniciativa Agenda da Natureza do Município de Oeiras. Este percurso tem como objetivo identificar e registar o maior número possível de espécies de fauna, flora e líquenes existentes no local, com o apoio de especialistas. Pode inscrever-se através desta plataforma online.

16 horas às 17h30 — Bioblitz sobre anfibios e répteis na Serra de Carnaxide, no âmbito da iniciativa Agenda da Natureza do Município de Oeiras. Pode inscrever-se através desta plataforma online.

16 horas às 17h30 — Workshop “Livro de Reclamações”, no Palácio dos Anjos, em Algés, onde o público se torna parte ativa da exposição de João Abel Manta. Através de exercícios de leitura junto às obras, pretende-se dar voz às imagens, criar um diálogo entre a literatura e arte. Inscrições através da Divisão de Cultura e Artes, pelo email cristina.amaro@nulloeiras.pt.

Domingo

9h15 às 10h15 — Aula de chi kung no Jardim de Santo António de Nova Oeiras, no âmbito do programa Equilibra-te, desenvolvido pelo Município de Oeiras.

11 horas — Concerto didático para pais e filhos “História de Música e Música com Histórias” no Palácio Marquês de Pombal, em Oeiras, com direção artística e comentários do Maestro Nikolay Lalov.

11 horas e 15h30 — Poetry Bus com Ana Simon, Iago Moura Mota, Miguel Sopas, Mr. Z e Rini Luyks no Parque dos Poetas, no âmbito do festival MAP – Mostra de Artes da Palavra.

11 horas às 18h30Mercado no Parque, organizado pelo Oeiras Market no Parque dos Poetas. 

15h30 — Sessão de cinema no Auditório José de Castro, em Paço de Arcos. Nesta data será exibido “A mulher que viveu duas vezes” (Vertigo) de 1958, com James Stewart, Kim Novak e Barbara Bel Geddes, realizado por Alfred Hitchcock.

Se aproveita o fim de semana para receber família e amigos em casa, aproveite algumas ideias de receitas consensuais e ótimas para serem saboreadas em almoços demorados. Nestas, o bacalhau é o protagonista. 

ARTIGOS RECOMENDADOS