Os Nirvana Studios continuam a ser um gigante parque de diversões para os fãs de diferentes artes, da música ao cinema, e que encanta tanto os adultos que por lá passam, como deixa os mais novos a sentirem-se num filme.
Este ano, o espaço celebra 22 anos e vai contar com uma festa em grande. O Festival Open Day vai acontecer este sábado, dia 4 de outubro, e vai contar com uma programação cultural diversificada, centrada nas artes menos convencionais.
O evento vai ter momentos de música, gastronomia, dança, artes plásticas, performances artísticas, pop ups de roupa e muito mais. O melhor de tudo é que a entrada é gratuita e qualquer um pode conhecer todos os recantos daquele que era o antigo depósito militar, em Barcarena.
A abertura de portas está marcada para as 16 horas e, por lá, vai encontrar diferentes zonas e palcos com atividades, desde o palco Galeria Strange, Placo Myspot, Palco Smashing Moskitos, Estúdio 5 e o famoso Teatro Custom Cafe.
Entre as 16 e as 22 horas estão previstas free shops, com peças vintage de artesanato, decoração e roupa, uma exposição de moda intitulada ”Entre Nós”, uma roda de tambores freestyle Winga e ainda uma “viagem no tempo”, através da atividade “Cápsula do tempo: a história do Le Cabaret rock”.
Conheça a programação de música nos respectivos palcos.
Galeria Strange
16 às 19 horas — Exposições de arte e free shops.
19 às 20 horas — Concerto blues do Midnight club blues band com a orquestra Simps.
23 horas às duas da manhã — Tekno Costum party by Infranoizzze.
Palco Myspot
17 horas — Atuação de Mafalda Costa.
18 horas — Planeta Plazza com “Na pele de um só”.
19h30 — Atuação AltSpace.
21h30 — Atuação Backyard Radio.
Palco Smashing Moskitos
16 horas — Atuação de Rodrigo Valentim.
18 horas — Atuação Atuação de Os Cardosos.
21 horas à meia noite — Live Dj set
Teatro Costum Cafe
21 horas — Abertura do show pela roda de tambores freestyle Winga.
22 horas — Le Cabaret Rock show com apoio especial dos Bombeiros voluntários de Barcarena.
A história do Nirvana Studios
Quando, em 2003, a companhia de teatro Custom Circus chegou àquele que era um antigo depósito militar abandonado, em Barcarena, a ideia era apenas ter um lugar para estacionar os camiões e guardar material utilizado nos espetáculos do grupo, nómada até então.
Sem saneamento, água ou eletricidade, o espaço foi sendo recuperado e constantemente melhorado ao longo das últimas duas décadas. Assim nasceram os Nirvana Studios, um espaço que hoje é considerado um centro cultural alternativo, repleto de atividades.
Rui Gago, Daniela Sousa e Michel Alex — ou melhor, Dr. Apokalipse, Danella Vol e Michel Gigolo, personagens e alter egos do trio — são os fundadores do Custom Circus. “Ao contrário do que as pessoas pensam, o nome não tem nada a ver com circo, mas sim com circunferência, porque fazíamos uma circunferência com os nossos camiões e essa arena, que ficava dentro da circunferência, era o nosso palco”, revela Rui Gago, lembrando a época em que a companhia era nómada. “Andávamos um pouco por todo o País, Espanha e por aí fora”, conta.
“O público entrava para dentro da circunferência e os performers atuavam em cima dos camiões, dentro deles, havia motas que atravessavam essa arena, era algo ao estilo Mad Max. A companhia foi crescendo, até que sentimos a necessidade de termos um poiso minimamente organizado, especialmente no inverno, quando existiam menos espetáculos. Precisávamos de um sítio para parar os veículos todos”, conta Rui.
Os Nirvana Studios ficam na Estrada Militar de Valejas nº, 66, em Barcarena. Pode seguir a página de Facebook e Instagram para ficar a par de todas as novidades.
Carregue na galeria para conhecer melhor o universo dos Nirvana Studios.

LET'S ROCK







