na cidade

Na próxima semana há dois workshops de cerâmica para fazer depois do trabalho

Promovidos pelo Atelier by Ceramista Shop, nestas sessões vai aprender a criar as suas próprias peças.
A arte da cerâmica. Imagem: Atelier by Ceramista Shop

Se sempre quis aprender a trabalhar com o barro mas evita inscrever-se em workshops ao fim de semana, porque tem sempre outras coisas combinadas, talvez o ideal seja começar a praticar esta arte manual num horário pós-laboral. Como forma de relaxar a seguir ao trabalho e de aliviar a tensão do dia a dia, a cerâmica pode funcionar como uma verdadeira terapia, enquanto aprende um novo ofício. E pode fazê-lo mesmo antes de setembro acabar. 

A Ceramista Shop promove ateliers em vários dias da semana. É só escolher o que lhe dá mais jeito e inscrever-se. Para a próxima semana estão marcados dois workshops, um na terça-feira, dia 27 de setembro, e outro na quinta-feira, dia 29. Ambos decorrem entre as 18h30 e as 21h30. 

Serão três horas de grande aprendizagem, onde irá explorar o barro e conhecer as suas caraterísticas, para depois passar à parte da criação das peças, utilizando as próprias mãos, assim como ferramentais. Os participantes irão, assim, aprender a manusear o barro e explorar algumas técnicas como a construção em rolo e modelagem e aplicar técnicas de decoração e engobes. 

Este atelier destina-se a todas as pessoas interessadas em desenvolver conhecimentos na modelagem em barro, com ou sem experiência. É aberto tanto a adultos como aos miúdos (a partir dos seis anos), por isso, pode levar os seus filhos para uma atividade em conjunto ao final do dia. É aconselhado levar um avental. Cada aluno poderá vidrar até seis peças. Todas serão cozidas e estarão disponíveis para recolha duas semanas após a aula. 

O workshop é dado por Filipa Marte e decorre no Atelier by Ceramista Shop, situado na Av. Embaixador Assis Chateaubriand, 47, em Oeiras. O valor é de 140€ (mais IVA), com os materiais e cozeduras incluídos. Pode inscrever-se através deste formulário online.

A Ceramista Shop abriu em Oeiras no ano de 2020 e, desde essa altura, tornou-se num ponto de referência para todos aqueles que gostam de cerâmica, seja para quem está a começar ou já se dedica a esta arte há mais tempo. Na loja encontra de tudo um pouco para criar as suas próprias peças, desde as ferramentas básicas até equipamentos como fornos, passando pelas matérias-primas como argilas, tintas, corantes, vidrados, entre outros. 

Além de um espaço comercial, a Ceramista Shop é uma oficina, onde se realizam diversos tipos de workshops sempre ligados aos trabalhos manuais, em que se exploram diferentes técnicas, desde cerâmica a pintura de azulejo, por exemplo. 

MAIS HISTÓRIAS DE OEIRAS

AGENDA