na cidade

Município de Oeiras tem um novo centro de dados

Este Centro de Processamento de Dados pretende promover a transição digital.
Mais uma novidade no concelho.

Na sexta-feira, dia 28 de maio, o Município de Oeiras apresentou um novo Centro de Processamento de Dados (Data Center) para promover a transição digital e continuar a avançar para um modelo de gestão mais próximo dos munícipes e mais transparente na tomada de decisões. A cerimónia de inauguração, contou com a presença do presidente, Isaltino Morais, no edifício da Polícia Municipal, em Carnaxide.

Este novo Centro de Dados vai funcionar em simultâneo com o que já existe para garantir a disponibilidade dos sistemas de informação, das infraestruturas de comunicações e proporcionar uma maior segurança.

“Esta nova infraestrutura é fundamental para garantir a completa resiliência dos sistemas tecnológicos municipais, garantindo que a disponibilidade dos mesmos não está condicionada a constrangimentos ou acidentes que possam ocorrer num centro de dados”, refere a autarquia.

O novo Data Center insere-se no plano de ação que o Município tem levado a cabo no âmbito da transformação digital e tem como principal objetivo a gestão de infraestruturas tecnológicas e a melhoria da qualidade dos sistemas e serviços municipais. Será ainda ativado o anel de fibra ótica da rede privada do município.

Este anel, que interliga três nós centrais (edifício da Polícia Municipal, oficinas de Vila Fria e Paços do Concelho), ao longo de 52 quilómetros e com largura de banda até 100 Gbits, é a primeira fase de um projeto que vai interligar todos os edifícios municipais através de uma infraestrutura própria de fibra ótica.

MAIS HISTÓRIAS DE OEIRAS

AGENDA