na cidade

Município de Oeiras dá apoio financeiro para ajudar sem-abrigo

A verba de 25 mil euros vai servir para desenvolver mais atividades de acompanhamento de várias pessoas.
Para que todos tenham apoio.

O Município de Oeiras atribuiu um apoio de 25 mil euros ao IDEQ — Instituto para a Prevenção e Tratamento da Dependência Química e Comportamentos Compulsivos, para ajudar nas atividades desenvolvidas no Projeto APOIAR e para a intervenção junto das pessoas em situação de sem-abrigo.

O IDEQ colaborou com a Câmara Municipal de Oeiras durante o confinamento para dinamizar e organizar o Centro de Acolhimento Temporário de Paço de Arcos — Isolamento face à Covid-19. Os utentes receberam medicação gratuita, roupa, produtos de higiene pessoal e alimentos para reforço das refeições, entre outros.

Este instituto desenvolve atividades de apoio social em Oeiras desde 1997. O Projeto “Apoiar” centra-se em ações de prevenção primária, tratamento e reinserção social.

Em 2013, a Câmara Municipal de Oeiras cedeu um apartamento ao IDEQ para acolhimento e transição para pessoas em situação de sem-abrigo. O espaço “Casa dos Corações” tem a capacidade para acolhimento simultâneo de três ou quatro pessoas por um período de seis meses.

Durante o ano de 2019, o IDEQ fez 2.699 atendimentos a 155 pessoas com percursos de vida sobretudo marcados por situações de sem-abrigo.

tags: Câmara Municipal de Oeiras, covid-19, município de oeiras, oeiras, sem-abrigo

outros artigos de na cidade

mais histórias de Oeiras