na cidade

Município dá 314 mil euros a várias instituições que dão apoio alimentar

Esta ajuda vai servir para pessoas que tenham ficado numa situação económica vulnerável por causa da Covid-19.
Para que todos tenham comida na mesa.

Com a pandemia Covid-19 surgiram várias situações de crise, às quais a Câmara Municipal de Oeiras tem tentado dar resposta. Esta segunda-feira, 27 de abril, é anunciada mais uma medida para ajudar os mais vulneráveis no concelho. 

O Município de Oeiras decidiu atribuir o apoio financeiro extraordinário de 164,5 mil euros para que pessoas em situação de vulnerabilidade tenham comida à mesa, durante a atual situação epidemiológica. E mais 10 instituições de solidariedade social vão receber um reforço de verbas de 150 mil euros. No total, há um reforço da verba social de 314,5 mil euros.

Oeiras conta com diversos projetos que prevêem ajuda alimentar a pessoas em situação de carência económica, como o Programa Operacional de Apoio às Pessoas Mais Carenciadas, o Fundo de Emergência Social, o Banco Alimentar contra a Fome, as Cantinas e Mercearias Sociais, entre outros.

Porém, o Município de Oeiras decidiu reforçar o apoio a algumas entidades locais para garantir que não haverá falta de produtos à mesa.

Desta forma, vão ser atribuídos 25 mil euros à Santa Casa da Misericórdia de Oeiras e 50 mil euros à Fundação Obra Social das Religiosas Dominicanas Irlandesas para refeições confecionadas. Outras 16 instituições do concelho, que dão comida a quem mais precisa, vão beneficiar também de uma comparticipação total de 89.525,00€.

O Fundo de Emergência Social, criado com o objetivo de melhorar a qualidade de vida e o bem-estar dos oeirenses em situação de vulnerabilidade social, vai ter também um reforço de 15 mil euros para distribuir por entidades parceiras. Estas medidas foram tomadas na sequência do agravamento das situações de fragilidade consequentes da pandemia Covid-19, somando um apoio total de 150 mil euros.

tags: Câmara Municipal de Oeiras, isaltino morais, município de oeiras, oeiras, solidariedade

outros artigos de na cidade

mais histórias de Oeiras