na cidade

Morreu, aos 99 anos, o príncipe Filipe, marido de Isabel II

A notícia da morte foi avançada pela própria família real britânica.
Casou com Isabel II em 1947.

O príncipe Filipe, marido da rainha Isabel II, faleceu esta sexta-feira, dia 9 de abril, aos 99 anos. A informação foi avançada pela própria casa real britânica.

“É com profunda tristeza que Sua Majestade anuncia a morte do seu amado marido, Sua Alteza Real, o príncipe Philip, Duque de Edimburgo. Sua Alteza Real faleceu pacificamente esta manhã no Castelo de Windsor”, pode ler-se na nota publicada no Twitter oficial da família real britânica.

Filipe Mountbatten nasceu na Grécia e fazia parte das famílias reais grega e dinamarquesa. Casou-se com Isabel II em 1947, numa cerimónia na Abadia de Westminster, após ter servido a Marinha Real Britânica, onde se tinha alistado aos 18 anos, em 1939.

Com o casamento, Filipe assumiu-se como consorte de Isabel II, tendo a responsabilidade de apoiar a soberana nas mais diversas funções de Estado e protocolares. O casal teve ao longo do seu casamento quatro filhos, Carlos, Ana, André e Eduardo. A família real britânica não avançou a causa de morte mas Filipe já tinha estado internado várias semanas este ano para debelar uma infeção grave.

MAIS HISTÓRIAS DE OEIRAS

AGENDA