Um dia inteiramente dedicado a destacar e enaltecer o papel de mulheres empreendedoras na transformação dos negócios e da sociedade, é o que promete o evento marcado para este sábado, 16 de novembro, no piso superior do Mercado Municipal de Oeiras. Organizada pela Femina — Associação de Empreendedorismo, a iniciativa terá um programa aberto ao público, com entrada gratuita.
O evento é apontado como “uma celebração do poder empreendedor feminino e da sua capacidade de impulsionar mudanças positivas”, “trazendo inovação, sustentabilidade e compromisso com o impacto social”. A organização pretende criar um dia de networking, com partilha de conhecimentos e fortalecimento entre a comunidade de mulheres com projetos próprios.
Incentiva-se o espírito de união e inspiração entre as participantes, garantindo que esta será “uma oportunidade especial para aprender, crescer e fazer parte de uma rede de mulheres que moldam o futuro com propósito e responsabilidade”.
Com uma programação que se estende entre as 10 e as 18 horas, o público poderá assistir às chamadas “sessões de inspiração”, isto é, histórias de sucesso, com convidadas que vão partilhar os seus percursos e as lições aprendidas ao longo do seu percurso na área do empreendedorismo. Haverá também painéis de debate, propondo discussões sobre temas como a sustentabilidade nos negócios.
O evento arranca com uma sessão de abertura pela Femina e pela Câmara Municipal de Oeiras às 10 horas. Das 10h30 às 11h30, segue-se o painel de debate “O futuro do empreendedorismo feminino” com Márcia Silva, Lara Prazeres e Carla Duarte.
Das 11h45 às 12h30, poderá assistir a uma sessão de inspiração sob o tema “Da ideia ao impacto: histórias de sucesso de empreendedoras que começaram do zero”, com Sandra Caracol, Daniela Vilaça e Patrícia Gonçalves.
Entre as 14 e as 15 horas, decorre o painel de debate “Networking e parcerias: o caminho para crescer”, com Diana Mariano, Viviane Macedo e um representante da Câmara de Oeiras.
Das 15h15 às 16 horas, segue-se uma sessão de perguntas e respostas a empreendedoras. São elas, Isa Silva, Amanda Martinelli e a vereadora da CMO Susana Duarte, responsável pelo pelouro de feiras e mercados.
Por último, poderá participar também de uma oficina de sustentabilidade, entre as 16 e as 17 horas. Trata-se de um workshop prático, onde pode aprender a implementar práticas sustentáveis no seu negócio, com Eunice Costa do Departamento de Inovação do Grupo Nabeiro.
No local, vai encontrar também uma feira de empreendedorismo, com produtos e serviços criados por mulheres. Caso tenha uma marca ou projeto que gostasse de expor no evento, saiba que a organização está ainda a aceitar inscrições até esta quinta-feira, 14 de novembro, através deste formulário online. “Uma oportunidade para expor e vender produtos e serviços, fortalecer contactos e descobrir potenciais colaborações”, aponta a organização.