na cidade

Mercado Jamor com Arte regressa este domingo com artesanato, design e street food

O evento acontece no dia 12 de novembro, entre as 9 e as 18 horas. A entrada é livre.
Pode provar uma das tostas da Polaroskas.

De acordo com as previsões do IPMA, este será um fim de semana sem chuva e com uma temperatura máxima de 21 graus, prevista para domingo, 12 de novembro. Por isso, nada melhor que aproveitar o bom tempo que o verão de São Martinho (data celebrada na véspera) proporciona e dar uns passeios para “queimar” a quantidade de castanhas comidas no dia anterior. Se já está a pensar onde poderá ir, deixamos-lhe uma sugestão: ir até ao Parque Urbano do Jamor e visitar o mercado que vai acontecer por lá entre as 9 e as 18 horas de domingo. 

O espaço volta a encher-se de bancas com projetos ligados a arte, artesanato, design, produtos biológicos e atividades para toda a família, ligadas a desporto, saúde e natureza. Se é fã de mercados de rua, certamente já conhece o Jamor com Arte que, no segundo e quarto domingo de cada mês (quando o clima permite), se instala perto do rio, na zona da canoagem. 

“O projeto Jamor com Arte é um mercado de autores, artes e ofícios” garante a organização. “Temos como objetivos principais dinamizar o espaço do Jamor e apresentar à comunidade um conjunto de projetos originais, com autores de diversas áreas e dar-lhes oportunidade de apresentar e vender os seus produtos”. 

São muitas as bancas com artigos de joalharia, pintura, ilustração, roupa, acessórios de moda, decoração e artes manuais que estarão presentes. Vai encontrar por lá projetos como o COAAS Scents, com difusores e velas produzidas artesanalmente, de diferentes aromas. Um deles é, por exemplo, “Christmas cookies”, a propósito da época que se aproxima. A Despensa R, loja de produtos granel em Algés, muito ligada à sustentabilidade, também vai estar por lá.

No recinto, há ainda uma zona dedicada à gastronomia, com várias opções de street food. Uma delas é a Polaroskas, um projeto criado por Carla Lopes, de Porto Salvo. “Por cansaço, decidi sair de uma empresa onde trabalhei durante 23 anos. E, como objetivo, decidi ter uma food truck”, conta à NiO.

O passo seguinte era definir qual seria o seu produto de eleição. “Depois de muito procurar, descobri as tostas em pão polar. Fiquei intrigada e tentei fazer eu própria o pão, já que este vinha da Suécia. O pão polar é um tipo de pão sueco, feito a partir de extrato de beterraba farinha de centeio e um pouco de trigo. Depois de muito tentar, acabei por desistir, pois o preço da matéria-prima e o tempo de espera entre as várias fases era impensável. Então resolvi abrir a carrinha com as tostas mas a minha maneira”, refere. 

Carla viu neste produto uma oportunidade de negócio. “Fiz várias degustações e acabei por ficar com o top 5 daquelas que as pessoas gostam mais. Mas vou tendo vários sabores, incluindo uma vegetariana. Quanto ao nome queria algo também diferente, e acabou por surgir a Polaroskas”, conta. Queijo, guacamole e salmão são alguns dos sabores que poderá provar. Visualmente, são bastante diferentes das habituais e super instagramáveis. Há ainda o cachorro quente especial, para quem é fã. 

É um bom programa para fazer em família e nem os companheiros de quatro patas ficam de fora, já que pode levar o seu patudo a acompanhá-lo neste passeio (sempre com trela). Aproveite para carregar na galeria e conhecer a coleção de pullovers de outono da marca oeirense Tata’s Concept, para que o seu cão não passe frio nos passeios de inverno. 

ver galeria

MAIS HISTÓRIAS DE OEIRAS

AGENDA