na cidade

Mega projeto imobiliário vai ter escritórios, hotel — e aliviar o trânsito da A5

O investimento de 80 milhões de euros, em Carnaxide, promete a criação de 100 empregos.
Vai ser construído um túnel para aliviar o trânsito.

O mega projeto que vai nascer na zona de Carnaxide chama-se Cinco District. O investimento de 80 milhões de euros tem prevista a construção de uma torre 80 metros, dois edifícios de escritórios, um hotel, jardins e uma praça aberta com serviços e restaurantes. Tudo isto vai ocupar uma dimensão bruta de 38 mil metros quadrados. E, para grande alegria dos residentes, há a promessa da criação de um túnel rodoviário, para o trânsito local entre Carnaxide e Linda-a-Velha.

Segundo “O Jornal Económico“, este novo projeto é da responsabilidade do grupo português The Edge Group e a Ceetrus, que no ano passado comprou os Fóruns Sintra e Montijo, e que pertence ao grupo Auchan Holding. As duas empresas têm prevista a inauguração do empreendimento para o segundo semestre de 2021.

Num primeiro esboço deste projeto não havia a intenção da integração de um hotel, mas o Presidente da Câmara de Oeiras, Isaltino Morais, sugeriu a sua construção uma vez que está numa zona privilegiada a dez minutos do Marquês de Pombal, em Lisboa, e a 20 do aeroporto. Já se sabe que será um hotel de quatro estrelas para o segmento business, existindo um pré-acordo com o Grupo Marriott.

Os investidores do Cinco District referem que serão criados 100 postos de trabalho fixos. Há também a estimativa de mais de três mil colaboradores de empresas de vários setores que estarão presentes no empreendimento.

A construção dos edifícios, com todos os serviços previstos, representa uma maior entrada e saída de pessoas da zona. Depois de reunir com a autarquia, os investidores projetaram um túnel, uma vez que a questão dos acessos foi levantada várias vezes. Assim, a construção deste novo elemento, que passará por baixo da A5 e terá acesso direto ao empreendimento, vai permitir a separação dos fluxos de trânsito e melhorar a eficiência da circulação.

Só esta parcela da construção está avaliada em 3,5 milhões de euros e tem de estar pronta antes da conclusão dos edifícios. Estão também a ser feitos contactos com as operadoras de transportes públicos para que haja um melhoramento dos serviços naquela zona.

A torre vai ter 80 metros.

O que mais se destaca neste empreendimento é, sem dúvida, a torre com uma torre de 80 metros. São 20 pisos com diferentes espaços de trabalho nas zonas verdes e terraços abertos criando. A Cinco District vai ter 1100 lugares de estacionamento, e, seguindo a preocupação ambiental da empresa, serão criados 40 postos de carregamento para veículos elétricos, gestão eficiente dos elevadores, criação de energia elétrica através de painéis solares instalados nos edifícios e tecnologia de iluminação LED de baixo consumo energético.

Está tudo preparado para o arranque das obras. A licença de construção já foi levantada pelos promotores e os primeiros trabalhos devem começar depois do verão. O atelier de arquitetura Chapman Taylor ganhou o concurso internacional e ficará com a obra a cargo.

tags: apartamentos, autarquia de oeiras, Carnaxide, casas, hotel, isaltino morais, jardins, mercado imobiliário, oeiras, Restaurantes, shopping