Aproveite esta segunda-feira, 20 de novembro, para se despedir do clima ameno. Nos últimos dias, Portugal tem registado temperaturas acima da média para a época, mas o chamado “verão de São Martinho” chegou ao fim. Apesar de a semana começar com uma temperatura máxima de 20 graus, e mínima de 12, o Instituto Português do Mar e da Atmosfera (IPMA) já tinha avisado: prepare-se, porque está a caminho uma massa de ar polar fria e seca.
A mudança será sentida já a partir desta terça-feira, 21 de novembro, com a acentuada descida dos valores de temperatura. A máxima cai para 16 graus e a mínima para os 11. O céu estará limpo ao longo de todo o dia, mas o vento norte, de intensidade moderada, chega para piorar a sensação térmica.
Na quarta-feira, 22 de novembro, o sol vai continuar a brilhar em pleno. Ainda que a temperatura máxima suba para 17 graus, a mínima vai descer abaixo dos 10. Prepare-se para começar a vestir os pijamas polares, pois, à noite, a previsão é que a mínima seja de 8 graus.
Valor que se mantém no dia seguinte, quinta-feira, 23 de novembro, altura em que os termómetros vão oscilar entre 16 graus de máxima e 8 de mínima. O céu estará pouco nublado e o vento vai soprar moderado de nordeste.
Sexta-feira, 24 de novembro, traz uma boa notícia: o vento será fraco. Porém, apesar de a temperatura máxima se manter nos 16 graus, a mínima vai descer ainda mais, apontando para os 6 graus.
No fim de semana, poderá contar com céu parcialmente nublado, no sábado, 25 de novembro, e menos nuvens no domingo, dia 26. A temperatura máxima nos dois dias será semelhante, 16 graus, já a previsão da mínima é de 7 graus para sábado e 8 para domingo, com vento norte fraco em ambos os dias.
Para se manter quente, carregue na galeria para conhecer alguns casacos que são indispensáveis nos dias mais frios.