A Noite Europeia dos Investigadores é uma iniciativa que se realiza desde 2005 na última sexta-feira de setembro, por toda a Europa, em mais de 300 cidades. Oeiras é um dos destinos escolhidos e, por isso, a noite desta sexta-feira, 27 de setembro, será inteiramente dedicada à ciência. Entre as 16 e as 22 horas, a Marina de Oeiras vai receber diferentes atividades, desafios e atuações para assinalar a data, aproximando a ciência do grande público.
O evento, promovido pelo Instituto de Tecnologia Química e Biológica António Xavier da Universidade Nova de Lisboa (ITQB Nova), em parceria com a Câmara Municipal de Oeiras, é uma oportunidade única de ter um contacto mais direto com cientistas e fazer atividades ligadas a esta área, através de uma programação pensada para todos. Com entrada livre, ao longo do dia, o público vai encontrar um espaço dinâmico, onde poderá conhecer e experimentar a ciência desenvolvida em mais de 40 instituições científicas do município, e não só.
O programa da Noite Europeia dos Investigadores de Oeiras tem propostas para todos os gostos, idades e curiosidades, incluindo demonstrações, jogos, workshops, conversas, exposições, momentos musicais, visitas guiadas e outras atividades.
“O público poderá entrar em cena para resolver desafios científicos e participar em várias atividades, como passeios de barco, uma visita orientada por um biólogo às poças de maré junto à Marina e um ‘escape room’ de preparação pandémica. Pelo meio poderá ainda conversar com investigadores no espaço de conversa, no ‘European Corner’, ou até num bar. No espaço infantil haverá atividades e experiências para os mais novos”, revela a organização.
A noite será ainda animada com performances de stand-up comedy e atuações das batucadeiras “Voz di Cultura” às 19 horas e, pelas 20 horas, com as dançarinas “African Gold” do Bairro dos Navegadores. O grupo de Folclore das Terras da Nóbrega também se juntará à festa, no âmbito da nova campanha “Cientista do Bairro”.
Durante o evento terão lugar também vários workshops de observação de crustáceos e bivalves, conservação de corais, sonificação, literacia financeira e experiências de engenharia e tecnologia. Conheça a programação completa no site oficial.
A Noite Europeia dos Investigadores, em Oeiras, faz parte de um projeto nacional que irá atuar em nove locais pelo País, coordenado pelo ITQB Nova em colaboração com o i3S e a Ciência Viva. É uma iniciativa das Ações Marie Skłodowska-Curie, financiada pela Comissão Europeia para desmistificar a investigação e o trabalho dos cientistas, aproximando a ciência do público.