na cidade
ROCKWATTLET'S ROCK

Magusto está a chegar a Oeiras com 12 toneladas de castanhas e luzes de Natal

Durante dois dias, vai poder petiscar e saborear o Villa Oeiras em Oeiras e Algés. No sábado, são ligadas as primeiras iluminações.

Apesar de o Natal começar a assumir o protagonismo nas montras de lojas, nas fachadas das ruas e a ser tema de conversa entre oeirenses, o Município de Oeiras está a preparar a tradicional celebração do magusto, com castanhas para todos. 

Ao todo vão ser 12 toneladas de castanhas assadas, distribuídas ao longo de dois dias de festa. Como tem sido habitual no concelho, o convívio de São Martinho junta muitos oeirenses à volta das fogueiras para petiscar e beber um copo do emblemático vinho de Carcavelos ‘Villa Oeiras’.

A festa volta a decorrer em dois espaços. No dia 8 de novembro, todos os caminhos vão dar ao Largo 5 de Outubro, no Centro Histórico de Oeiras. Este será um dia especial, já que vão ser ligadas as primeiras iluminações do Natal de 2025. “Vamos ter dois grandes grelhadores de rua e o emblemático vinho de Carcavelos ‘Villa Oeiras’ para colorir o convívio dos oeirenses”, afirma o município.

No dia 9 de novembro, também haverá festa, desta vez no Parque Anjos, em Algés. Durante os dois dias, qualquer munícipe pode juntar-se à celebração, entre as 11 e as 22 horas. As castanhas são gratuitas.

A lenda de São Martinho

A história remonta ao século IV, apontando São Martinho como um monge e cavaleiro, capaz de trazer o verão ao outono. Conta-se que um soldado romano, chamado Martinho de Tours, passava a cavalo por uma rua quando viu uma pessoa, quase sem roupa, a pedir esmola.

Como não tinha nada para lhe dar, retirou o manto que trazia consigo, cortou-o ao meio e ofereceu-o ao mendigo. Nessa altura, parou de chover e o sol começou a brilhar, sendo este momento apontado como o milagre do “verão de São Martinho“. Assim, o tempo frio e chuvoso desta época dá lugar a dias de sol e temperatura amena, para aproveitar o Magusto da melhor forma.

Carregue na galeria para ver fotografias das instalações dos anos anteriores e começar a sentir a energia do Natal. 

ARTIGOS RECOMENDADOS