na cidade

Lidl está a recolher plástico em Oeiras para transformar em donativo às IPSS

O projeto TransforMar está de regresso à Praia de Santo Amaro, todos podem contribuir e ajudar o ambiente.
Vai deixar aqui o plástico e o metal.

O projeto TransforMAR já chegou à praia de Santo Amaro de Oeiras. O cubo azul está em 15 praias de norte a sul do País, no decorrer desta época balnear. Por causa da pandemia Covid-19, o plástico recolhido nesta campanha vai ser convertido em valor e devolvido à comunidade através de um donativo monetário a IPSS locais.

Este é um projeto do Lidl que, além do propósito solidário, tem como objetivo sensibilizar as pessoas para a importância de uma boa conduta ambiental em praia e para os princípios da economia circular — através da recuperação, reutilização, reciclagem e redução do desperdício de materiais plásticos.

Até ao final de agosto, a Praia de Santo Amaro de Oeiras promove a recolha de materiais plásticos e de metal, produzidos pelas pessoas que por ali passam. Quem for dar um mergulho, pode dirigir-se ao cubo azul gigante e deixar o seu lixo.

Este ano vivemos num contexto socio-económico diferente, por causa da pandemia Covid-19. Assim o TransforMAR reinventou-se e vai converter o plástico recolhido em donativos monetários para 15 IPSS locais nos concelhos das praias onde a campanha está a marcar presença.

Em conjunto com a Câmara Municipal de Oeiras, que tem demonstrado um papel ativo na proteção do planeta desde a primeira edição do projeto, demonstra agora um forte empenho para com a comunidade.

Está bem visível.

Nesta 3.ª edição junta-se ao TransforMAR, também enquanto parceiro, a Brigada do Mar, que vai permitir que este projeto seja diferente, alargando a sua duração: a limpeza de praias, e de outras zonas não concessionadas, fora da época balnear, assegurando a recolha de todo o tipo de resíduos ao longo de todo o ano.

O Lidl Portugal e o Electrão juntaram-se para este projeto que conta com muitos parceiros. Como a Associação Bandeira Azul da Europa, Quercus, Associação Zero, Agência Portuguesa do Ambiente (APA) e, pelo segundo ano consecutivo, com o apoio institucional do Ministério do Ambiente e da Ação Climática.

“A 3.ª edição do TransforMAR reforça o nosso compromisso em prol da redução do plástico e não só garante as praias mais limpas, como promove comportamentos responsáveis. Este ano através da parceria com a Brigada do Mar conseguimos alargar a nossa intervenção, levando mais longe este projeto que prevê sensibilizar a sociedade e proteger o planeta. Simultaneamente, é-nos possível reforçar o apoio às comunidades locais, através da valorização do plástico recolhido, que é devolvido à população através de donativos monetários a 15 IPSS locais, nos concelhos das praias envolvidas no projeto”, sublinha a Diretora de Comunicação Corporativa do Lidl Portugal, Vanessa Romeu, num comunicado enviado à New in Oeiras.

Em 2019, o TransforMAR recolheu 180 mil unidades de plástico de 15 praias portuguesas.

tags: ambiente, ecologia, lidl, oeiras, oeiras valley, praia, Praia de Santo Amaro de Oeiras, TransforMar, verão

outros artigos de na cidade

mais histórias de Oeiras