Todos conhecem o nome, mas talvez não saibam o que significa exatamente. Os microrganismos são seres vivos que estão presentes em todo o lado, desde a comida que comemos, à água que bebemos e até no ar que respiramos. Porém, não se conseguem ver a olho nu, apenas com a utilização de um microscópio, dividindo-se em cinco grandes grupos: vírus, bactérias, fungos, algas unicelulares e protozoários. Desempenham um papel vital no funcionamento dos ecossistemas e apesar de alguns serem causadores de doenças, outros são inofensivos e muitos até são benéficos para a saúde.
São tão importantes que até têm um dia próprio no calendário: a 17 de setembro celebra-se o Dia Internacional do Microrganismo. A data é uma homenagem ao dia em que, em 1683, o comerciante holandês Antonie van Leeuwenhoek, fez a primeira descrição de organismos unicelulares — retirados da sua própria placa dentária —, acompanhada por desenhos destes e dos seus movimentos, numa carta enviada à Royal Society of London. Foram assim lançadas as bases da Microbiologia.
Pois bem, no concelho de Oeiras este dia é assinalado com um evento para toda a família, que vai acontecer na Praia da Torre, em Oeiras. Depois do sucesso da edição de 2022, na Praia de Caxias, este ano o Dia Internacional do Microrganismo está de volta “para desvendar o lado invisível da ciência”, refere a organização, composta pelo Instituto de Tecnologia Química e Biológica da Universidade NOVA de Lisboa (ITQB NOVA) e o Município de Oeiras.
Inicialmente marcado para dia 17 de setembro, o evento teve que ser adiado devido às previsões de mau tempo para esse dia. Assim, irá acontecer no dia 24 de setembro, domingo. Entre as 16 e as 19 horas, a Praia da Torre vai ser o espaço onde se poderá explorar o mundo dos microrganismos “que nos rodeiam e que tantas vezes passam despercebidos”. Estão programadas atividades lúdicas e pedagógicas para todas as idades e a entrada é livre. Se tem uma veia científica adormecida e sempre quis aprender mais sobre este tipo de temas, não deixe de participar neste evento.
Vai poder descobrir os microrganismos que vivem na areia e na água da praia da Torre, observar bactérias fluorescentes e ter a possibilidade de avaliar a qualidade da água da praia, com base num teste portátil, em tempo real. Não vão faltar observações ao microscópio, demonstrações diversas, histórias para conhecer e oficinas criativas onde pode participar e assim conhecer o lado invisível da ciência, de modo divertido e descontraído.
Estão também marcadas conversas com investigadores do ITQB NOVA sobre a resistência dos antibióticos e poderá ainda desvendar os microrganismos do mar profundo português pelas palavras de um microbiólogo a bordo do ROV Luso. Há ainda quizzes para todas as idades, hora do conto com leitura do livro infantil “Ao Ataque!”, sessão de desenhos com areia e muito mais.
“Termine o dia com o melhor que as bactérias e os fungos têm para nos oferecer, enquanto desfruta de uma Kombucha fermentada no ITQB NOVA, ao som do DJ E. coli, enquanto aprende sobre o papel dos microrganismos neste processo”, convida a organização.
O Dia Internacional do Microrganismo é realizado em Portugal por iniciativa da Sociedade Portuguesa de Microbiologia (SPM), com o objetivo de sensibilizar a população para o papel essencial que os microrganismos desempenham na nossa saúde, ambiente, indústria, economia e na qualidade de vida de todos.