na cidade

LEGO lança o maior set de sempre: o Coliseu de Roma

O set é composto por 9.036 peças e além de bater recordes é uma autêntica obra de arte. O único problema é o preço.
Separados à nascença?

Atenção a todos os fãs dos blocos de construção mais conhecidos do mundo: este é o maior set de peças LEGO criado até à data. Vai estar disponível na loja online da marca já a partir de 27 de novembro, e é uma réplica absolutamente incrível e minuciosa do famoso Coliseu de Roma. Só tem um pequeno senão: custa quase 500 euros.

A marca anunciou que os seus fãs vão poder ter em sua casa um pedaço da História e recriar o monumento mais icónico de Roma, com o novo set LEGO Coliseu. Composto por 9.036 peças, este é o maior set de LEGO lançado até à data, suplantando o anterior detentor do titulo, o set LEGO Star Wars Millennium Falcon.

Porém, não é só a dimensão que é impressionante aqui: o conjunto foi também habilmente projetado para recriar a incomparável arquitetura do anfiteatro romano original, tornando-o numa construção e cenário admiráveis.

Nesta recriação autêntica do poderoso Coliseu, encontra dezenas de detalhes realistas para ajudar os construtores a dar vida a este edifício. O épico set apresenta, aliás, uma recriação das três histórias distintas do Coliseu, com cada uma delas adornada com as colunas das ordens Dórica, Jónica e Coríntia. Estas colunas foram fielmente recriadas recorrendo a uma variedade de técnicas de construção criativas, incluindo volutas decorativas que foram criadas utilizando patins LEGO invertidos para criar uma aparência autêntica.

Segundo explica a empresa, cada detalhe do conjunto foi meticulosamente trabalhado para permanecer fiel ao Coliseu real. Isto inclui as 80 divisórias das bancadas, o que corresponde exatamente ao mesmo número do original. Mas há mais: vai encontrar até três tons diferentes de peças para replicar as diferentes colunas e o envelhecimento de um monumento com quase dois mil anos.

Também a experiência de construção foi criada para que cada passo, imagine-se, corresponda ao mesmo processo que o original, com a arena de “madeira” LEGO a ser a última parte a ser colocada no set, tal como foi na década de 1990. 

Por tudo isto, a marca explica que, além de ser uma construção desafiante, este modelo pode ser quase uma peça decorativa quando finalizado, o centro das atenções em qualquer sala. Até porque este Coliseu assenta numa base oval, permitindo uma disposição de 360 graus.

Os construtores podem assim escolher que lado preferem que fique visível, seja o lado sul do edifício, que foi destruído por vários terramotos e desastres naturais ao longo dos anos, ou o lado norte, com a parede mais completa. O conjunto inclui arcos, que foram recriados com detalhes em peças, permitindo uma visão do lado de fora, da sua parte central, assim como o seu original.

Segundo o designer do set, Rok Zgalin Kobe, “um dos maiores desafios e uma das coisas mais importantes foi transmitir a monumentalidade do Coliseu na sua versão LEGO”, explica.

“Achei que o modelo LEGO deveria exibir uma característica arquitetónica especial do original: fileiras de colunas lado a lado com os arcos em estilos diferentes. Para isso, o set foi criado usando um efeito de exagero vertical. O corte transversal é, portanto, muito mais íngreme do que na estrutura real”, conclui.

O set mede mais de 27 centímetros de altura, 52 de largura e 59 centímetros de comprimento. É recomendado para maiores de 18 anos, com o preço de 499,99€.

MAIS HISTÓRIAS DE OEIRAS

AGENDA