Atualmente, é uma das zonas com mais afluência do concelho, onde centenas de pessoas passam todos os dias. Falamos de Algés, mais especificamente do seu largo e da estação de comboios. Mas faz ideia de como seria esta zona antigamente?
No arquivo da Câmara Municipal de Oeiras, encontrámos uma fotografia de 1956 onde é possível ver o largo da estação cheio de pessoas e automóveis da época. Do lado esquerdo, encontra-se o salão de chá Pavilhão Cristal, e ao centro, o Palácio Anjos atrás da vegetação.
O Pavilhão Cristal viria a encerrar em 1966 — e a ser demolido no final dessa década. E a estação? O caminho de ferro entre Cascais e o Cais do Sodré, em Lisboa, foi inaugurado a 21 de maio de 1892.
Algés e Cruz Quebrada tinham estações próprias, enquanto que o Dafundo apenas teve um apeadeiro em 1898, próximo do Aquário Vasco da Gama, que já estaria a ser construído. A estação de Algés ficava mesmo em frente ao Chalet Miramar (no Parque Anjos), no Largo da Estação, e contígua à praia.
Em 1984, a Companhia de Caminhos de Ferro viria a dar um novo impulso com a captação de passageiros com destino a Algés. Para tal, criaram bilhetes de banhos de mar para grupos de cinco ou mais passageiros, com preços mais reduzidos.
