na cidade

Já se pode deslocar no centro histórico de Paço de Arcos com os novos carros 100% elétricos

"Vai e Volta" é a nova opção de mobilidade sustentável gratuita do concelho. Em breve, o serviço chegará à baixa de Algés e à vila de Oeiras.
O serviço é gratuito.

Para quem gosta de passear pelo centro histórico das localidades de Oeiras, a Câmara Municipal arranjou um novo transporte. Trata-se de um carro 100 por cento elétrico que lembra o clássico Ford Model T e que poderá ser muito útil principalmente para quando não quiser andar a pé ou passar demasiado tempo à procura de lugar para estacionar.

O “Vai e Volta” foi pensado para assegurar deslocações de proximidade nos centros históricos, onde se encontram espaços de restauração e outros estabelecimentos de comércio local. Paço de Arcos é primeira localidade a beneficiar do novo serviço “Vai e Volta”, que circula entre o Parque de Estacionamento dos Navegantes e as ruas do centro histórico da vila. 

O serviço, disponibilizado pela empresa municipal Parques Tejo, é gratuito e irá funcionar todos os dias entre as 11 e as 16 horas, e das 18 às 23 horas. No entanto, pode chamar um destes carros, sempre que precisar, já que estão disponíveis por contacto telefónico pelos estabelecimentos comerciais e restaurantes da zona, conforme solicitação dos clientes. 

O presidente do executivo de Oeiras, Isaltino Morais, já testou o novo serviço e destacou a relevância desta iniciativa, que oferece aos habitantes uma opção de mobilidade sustentável. “Com esta forma de deslocação amiga do ambiente, pretendemos desimpedir os centros históricos dos automóveis e deixá-los mais disponíveis para a população. As pessoas, sobretudo as com mais idade, podem beber um café, fazer compras ou dar uma volta e usufruir desta zona de Paço de Arcos. Assim como os clientes dos restaurantes que podem, agora, estacionar o carro mais longe e ter a deslocação à porta assegurada”, disse o autarca.

Numa primeira fase, vão existir dois veículos: um com cinco lugares e outro com oito. O investimento nesta nova opção de mobilidade sustentável rondou os 49 mil euros e está previsto que chegue, em breve, à baixa de Algés e ao centro da vila de Oeiras.

O “Vai e Volta” foi apresentado esta terça-feira, 19 de setembro, no âmbito das iniciativas do município para assinalar a Semana Europeia da Mobilidade. Entre elas destaca-se o lançamento de uma nova aplicação móvel, uma visita aos mais recentes parques de estacionamento e a inauguração da ciclovia da Medrosa.

A Câmara Municipal de Oeiras promete mais novidades em breve. Gosta de visitas guiadas? Então fique atento porque, brevemente, será lançado outro serviço, que será realizado com a ajuda de golf buggies, desta vez no Parque dos Poetas, “com o objetivo de dar a conhecer os espaços naturais e culturais que Oeiras tem para oferecer”, garante a autarquia.

Isaltino Morais na inauguração do “Vai e Volta”.

MAIS HISTÓRIAS DE OEIRAS

AGENDA