É já este fim de semana que acontece mais uma edição do concorrido “Há Prova em Oeiras”, evento enogastronómico que ocupa os jardins do Palácio Marquês de Pombal durante três dias, como a NiO já lhe tinha contado. A 10, 11 e 12 de maio, estarão presentes quase duas dezenas de expositores, com uma oferta variada de vinhos e petiscos para quem é fã desta combinação.
A abertura oficial da décima edição do evento, promovido pela Associação Comercial e Empresarial dos Concelhos de Oeiras e Amadora, será feita pelo presidente da Câmara de Oeiras, Isaltino Morais, esta sexta-feira às 18 horas. O recinto terá uma área de exposição, prova e venda de vinhos, com produtores e distribuidores de Lisboa e outras regiões de Portugal, assim como uma zona de degustação gastronómica, com restaurantes e projetos locais selecionados. E já sabemos quais vão marcar presença.
Entre a lista, estão espaços bem conhecidos dos oeirenses, com uma oferta especialmente pensada para o evento, e muito variada a nível de sabores, que vão desde o tempero oriental à comida tradicional portuguesa. São eles: Armazém do Vinho, Beija-me Burro, Chez Idriss, Comida Goesa by Tessa, Os Arcos, O Pastus, Pátio Antico, Quinta dos Sete Castelos, Zé Varunca, Tiamat Lounge.
Se preferir algo mais leve, para lanchar, ou onde encontrar a sobremesa perfeita, saiba que vão estar também presentes diferentes pastelarias e marcas de doces do concelho, entre elas a Barbela, o Chá da Villa, a gelataria Don Pavili, o Pudim Rei e a Sweet MS.
Segundo a organização, a aquisição de copos para prova de vinhos é efetuada na receção do evento e a compra de produtos na área da restauração e pastelarias será feita através da venda direta entre o estabelecimento e o cliente.
As atividades paralelas
Ao longo destes três dias, estão programadas diversas iniciativas, que incluem workshops com profissionais do setor e visitas guiadas à Adega do Marquês de Pombal, por exemplo. A participação no programa de atividades é gratuita, mas sujeita a levantamento de senhas na receção do evento, uma hora antes de cada uma começar, num máximo de duas por pessoa e com participação limitada à lotação dos espaços.
Conheça todas as atividades em que poderá participar, e os horários de cada uma. No entanto, a organização deixa o alerta de que o programa pode sofrer alterações.
10 de maio (sexta-feira)
19 às 20 horas — Demonstração de cozinha por Inga Martin, chef & foodstylist, no Lagar de Azeite. Lotação para 50 pessoas.
19 às 20 horas — Prova comentada “O Berço das Castas Estrangeiras”, por Gonçalo Patraquim, sommelier e executive wine director na Plateform, no Terraço das Merendas. Lotação para 30 pessoas.
11 de maio (sábado)
13 às 14 horas — Prova comentada “Portugal — Regiões, Castas e Vinhos”, por Patrícia Peixoto, enóloga, consultora e formadora, no Terraço das Merendas. Lotação para 30 pessoas.
15 horas às 15h40 — “A importância dos copos: há mesmo um copo certo para desfrutar cada tipo de vinho?”, por Zwiesel Glas + Alugue Aqui, no Terraço das Merendas. Lotação de 30 pessoas.
15 às 16 horas — Demonstração de cozinha pelo chef Vítor Adão do Restaurante Plano, no Lagar de Azeite. Lotação para 50 pessoas.
16h30 às 17h30 — Visita guiada à Adega do Palácio Marquês de Pombal. Lotação de 30 pessoas.
17 horas às 17h40 — “A importância dos copos: há mesmo um copo certo para desfrutar cada tipo de vinho?” por Zwiesel Glas + Alugue Aqui, no Terraço das Merendas. Lotação de 30 pessoas.
18 às 19 horas — Demonstração de cozinha, pelo chef Bruno Oliveira do restaurante Sítio do Hotel Valverde, no Lagar de Azeite. Lotação para 50 pessoas.
19 às 20 horas — Prova comentada “Vinhos do Mar”, por Madalena Vidigal, comunicadora, formadora e consultora de Enoturismo, no Terraço das Merendas. Lotação para 30 pessoas.
12 de maio (domingo)
13 às 14 horas — Prova comentada “Tintos de Verão”, por Nuno Jorge, sommelier e CEO da Flying Cork, no Terraço das Merendas. Lotação de 30 pessoas.
15 horas às 15h40 — “A importância dos copos: há mesmo um copo certo para desfrutar cada tipo de vinho?” por Zwiesel Glas + Alugue Aqui, no Terraço das Merendas. Lotação de 30 pessoas.
15 às 16 horas — Demonstração de cozinha pela chef Annakaren Fuentes, do restaurante O Pastus, no Lagar de Azeite. Lotação de 50 pessoas.
16h30 às 17h30 — Visita guiada à Adega do Palácio Marquês de Pombal. Lotação de 30 pessoas.
17 horas às 17h40 — “A importância dos copos: há mesmo um copo certo para desfrutar cada tipo de vinho?” por Zwiesel Glas + Alugue Aqui, no Terraço das Merendas. Lotação de 30 pessoas.
18 às 19 horas — Demonstração de cozinha pela chef Teresa Sousa, do restaurante Zé Varunca, no Lagar de Azeite. Lotação de 50 pessoas.
19 às 20 horas — Prova comentada “Vinhos finos do Douro (Legados Familiares)”, por Paulo Cruz, proprietário da garrafeira Bar do Vinho, no Terraço das Merendas. Lotação de 30 pessoas.
A entrada no recinto é gratuita. Quanto aos horários, na sexta-feira, 10 de maio, pode visitar o evento entre as 18 horas e a meia-noite (as provas de vinhos faz-se apenas até às 22 horas). No sábado, dia 11, o recinto está aberto das 12h30 à meia-noite (as provas de vinhos acontecem entre as 15 e as 22 horas). Já no domingo, 12 de maio, as portas abrem às 12h30 e fecham às 22 horas (com provas de vinhos das 15 às 21 horas).
Carregue na galeria para ver imagens de edições passadas do “Há Prova em Oeiras”.