na cidade

Já sabemos quais são os restaurantes e as atividades do “Há Prova em Oeiras”

Os jardins do Palácio Marquês de Pombal recebem o evento enogastronómico já este fim de semana, nos dias 10, 11 e 12 de maio.
Há provas comentadas e muito mais.

É já este fim de semana que acontece mais uma edição do concorrido “Há Prova em Oeiras”, evento enogastronómico que ocupa os jardins do Palácio Marquês de Pombal durante três dias, como a NiO já lhe tinha contado. A 10, 11 e 12 de maio, estarão presentes quase duas dezenas de expositores, com uma oferta variada de vinhos e petiscos para quem é fã desta combinação.

A abertura oficial da décima edição do evento, promovido pela Associação Comercial e Empresarial dos Concelhos de Oeiras e Amadora, será feita pelo presidente da Câmara de Oeiras, Isaltino Morais, esta sexta-feira às 18 horas. O recinto terá uma área de exposição, prova e venda de vinhos, com produtores e distribuidores de Lisboa e outras regiões de Portugal, assim como uma zona de degustação gastronómica, com restaurantes e projetos locais selecionados. E já sabemos quais vão marcar presença. 

Entre a lista, estão espaços bem conhecidos dos oeirenses, com uma oferta especialmente pensada para o evento, e muito variada a nível de sabores, que vão desde o tempero oriental à comida tradicional portuguesa. São eles: Armazém do Vinho, Beija-me Burro, Chez Idriss, Comida Goesa by Tessa, Os Arcos, O Pastus, Pátio Antico, Quinta dos Sete Castelos, Zé Varunca, Tiamat Lounge. 

Se preferir algo mais leve, para lanchar, ou onde encontrar a sobremesa perfeita, saiba que vão estar também presentes diferentes pastelarias e marcas de doces do concelho, entre elas a Barbela, o Chá da Villa, a gelataria Don Pavili, o Pudim Rei e a Sweet MS. 

Segundo a organização, a aquisição de copos para prova de vinhos é efetuada na receção do evento e a compra de produtos na área da restauração e pastelarias será feita através da venda direta entre o estabelecimento e o cliente.

As atividades paralelas

Ao longo destes três dias, estão programadas diversas iniciativas, que incluem workshops com profissionais do setor e visitas guiadas à Adega do Marquês de Pombal, por exemplo. A participação no programa de atividades é gratuita, mas sujeita a levantamento de senhas na receção do evento, uma hora antes de cada uma começar, num máximo de duas por pessoa e com participação limitada à lotação dos espaços. 

Conheça todas as atividades em que poderá participar, e os horários de cada uma. No entanto, a organização deixa o alerta de que o programa pode sofrer alterações. 

10 de maio (sexta-feira) 

19 às 20 horas — Demonstração de cozinha por Inga Martin, chef & foodstylist, no Lagar de Azeite. Lotação para 50 pessoas.

19 às 20 horas — Prova comentada “O Berço das Castas Estrangeiras”, por Gonçalo Patraquim, sommelier e executive wine director na Plateform, no Terraço das Merendas. Lotação para 30 pessoas.

11 de maio (sábado)

13 às 14 horas — Prova comentada “Portugal — Regiões, Castas e Vinhos”, por Patrícia Peixoto, enóloga, consultora e formadora, no Terraço das Merendas. Lotação para 30 pessoas. 

15 horas às 15h40 —  “A importância dos copos: há mesmo um copo certo para desfrutar cada tipo de vinho?”, por Zwiesel Glas + Alugue Aqui, no Terraço das Merendas. Lotação de 30 pessoas. 

15 às 16 horas —  Demonstração de cozinha pelo chef Vítor Adão do Restaurante Plano, no Lagar de Azeite. Lotação para 50 pessoas. 

16h30 às 17h30 —  Visita guiada à Adega do Palácio Marquês de Pombal. Lotação de 30 pessoas.

17 horas às 17h40 — “A importância dos copos: há mesmo um copo certo para desfrutar cada tipo de vinho?” por Zwiesel Glas + Alugue Aqui, no Terraço das Merendas. Lotação de 30 pessoas. 

18 às 19 horas — Demonstração de cozinha, pelo chef Bruno Oliveira do restaurante Sítio do Hotel Valverde, no Lagar de Azeite. Lotação para 50 pessoas.

19 às 20 horas — Prova comentada “Vinhos do Mar”, por Madalena Vidigal, comunicadora, formadora e consultora de Enoturismo, no Terraço das Merendas. Lotação para 30 pessoas.

12 de maio (domingo)

13 às 14 horas — Prova comentada “Tintos de Verão”, por Nuno Jorge, sommelier e CEO da Flying Cork, no Terraço das Merendas. Lotação de 30 pessoas.

15 horas às 15h40 — “A importância dos copos: há mesmo um copo certo para desfrutar cada tipo de vinho?” por Zwiesel Glas + Alugue Aqui, no Terraço das Merendas. Lotação de 30 pessoas. 

15 às 16 horas — Demonstração de cozinha pela chef Annakaren Fuentes, do restaurante O Pastus, no Lagar de Azeite. Lotação de 50 pessoas.

16h30 às 17h30 — Visita guiada à Adega do Palácio Marquês de Pombal. Lotação de 30 pessoas.

17 horas às 17h40 — “A importância dos copos: há mesmo um copo certo para desfrutar cada tipo de vinho?” por Zwiesel Glas + Alugue Aqui, no Terraço das Merendas. Lotação de 30 pessoas. 

18 às 19 horas — Demonstração de cozinha pela chef Teresa Sousa, do restaurante Zé Varunca, no Lagar de Azeite. Lotação de 50 pessoas.

19 às 20 horas — Prova comentada “Vinhos finos do Douro (Legados Familiares)”, por Paulo Cruz, proprietário da garrafeira Bar do Vinho, no Terraço das Merendas. Lotação de 30 pessoas.

A entrada no recinto é gratuita. Quanto aos horários, na sexta-feira, 10 de maio, pode visitar o evento entre as 18 horas e a meia-noite (as provas de vinhos faz-se apenas até às 22 horas). No sábado, dia 11, o recinto está aberto das 12h30 à meia-noite (as provas de vinhos acontecem entre as 15 e as 22 horas). Já no domingo, 12 de maio, as portas abrem às 12h30 e fecham às 22 horas (com provas de vinhos das 15 às 21 horas). 

Carregue na galeria para ver imagens de edições passadas do “Há Prova em Oeiras”. 

ver galeria

MAIS HISTÓRIAS DE OEIRAS

AGENDA