na cidade

Já sabemos as datas das visitas guiadas e encenadas aos jardins do Palácio Marquês de Pombal

O programa "Conta-me a História" vai realizar-se mensalmente, até final de 2025. Os bilhetes já estão disponíveis.
Imagem: CMO

Os jardins do Palácio Marquês de Pombal tem-se tornado, ao longo dos últimos anos, o cenário de eventos com diversas temáticas, desde Carnaval a Páscoa, Natal, iniciativas gastronómicas, infantis e musicais. É um espaço de convívio e de encontro entre diferentes gerações, que criam novas memórias num local já de si repleto de História. 

Além de visitar o espaço quando por lá acontecem iniciativas culturais, pode também passar por lá para conhecer a sua história secular. Com a missão de partilhar um pouco das aventuras que aconteceram naquele espaço, em 2025 estão de volta as visitas guiadas e encenadas através do programa “Conta-me a História”.

Criada pelo Município de Oeiras, esta programação terá início nos dias 25 e 26 de janeiro, com duas experiências onde pode conhecer melhor este importante património do concelho de Oeiras. “Uma visita orientada para quem deseja conhecer a sua história e uma visita encenada que promete uma verdadeira viagem no tempo”, refere o Município de Oeiras. 

A visita guiada tem como mote “Um Jardim Modernista num Ambiente Setecentista”. O objetivo é dar a conhecer a história desta quinta de recreio setecentista, “onde o palácio pombalino se funde com um jardim de inspiração barroca”, redesenhado por Gonçalo Ribeiro Telles nos anos 60. Explore a cascata dos poetas e os bustos romanos, elementos que fazem deste espaço um verdadeiro testemunho de séculos de história.

Já a visita encenada, sob o tema “Trabalho e Lazer na Quinta do Marquês”, será acompanhada por personagens que revivem o século XVIII. Através do teatro histórico, o público é convidado a mergulhar na vida quotidiana, social e cultural da época. Poderá descobrir o papel das mulheres neste “século das luzes” e vivenciar momentos divertidos enquanto conhece melhor o legado do espaço. 

As visitas guiadas (idade mínima 12 anos) têm um valor de 2€ e pode comprar o bilhete online. Já as visitas encenadas (idade mínima seis anos) custam 5€ por pessoa e poderá reservar o seu bilhete também online.  Caso queira adquirir os bilhetes pessoalmente, pode contactar o número 214 408 529 ou o email servicoeducativo.palacio@nulloeiras.pt. 

As visitas vão acontecer um fim de semana, em cada mês, até novembro, sempre entre as 11 horas e as 12h30, com lotação máxima de 25 pessoas. As próximas acontecem nos dias 22 e 23 de fevereiro, 29 e 30 de março, 24 e 25 de maio, 28 e 29 de junho, 26 e 27 de julho, 23 e 24 de agosto, 27 e 28 de setembro, 25 e 26 de outubro, 22 e 23 de novembro. 

Toda a informação (até agora) sobre o Festival Jardins do Marquês 2025

Os jardins do Palácio do Marquês de Pombal também inspiraram o nome de um festival de música que, no verão de 2025, celebra a quinta edição. Realiza-se a poucos metros do local, na Quinta de Cima do Marquês de Pombal e a organização já começou a divulgar os nomes de alguns artistas que farão parte do cartaz. O evento decorrerá entre os dias 29 de junho a 9 de julho, com artistas nacionais e internacionais

O primeiro dia será protagonizado por mulheres, com a presença de Cat Power que traz consigo o projeto “Cat Power sings Dylan’66”, onde a artista interpreta os êxitos de Bob Dylan, tais como,”She Belongs To Me”, “Just Like a Woman” e “Mr. Tambourine Man”. Ainda no dia 29 de junho, subirá ao palco Gisela João, uma das vozes  inconfundíveis da música portuguesa. 

O dia 30 de junho é marcado pela cultura espanhola e cabo-verdiana, com a presença de José González e Mayra Andrade. González é considerado um dos “artistas mais celebrados da música contemporânea”, como garante o festival. O seu estilo musical combina a guitarra clássica espanhola com letras que procuram provocar a reflexão. No mesmo dia, Mayra Andrade vai oferecer ao público a sua energia contagiante, conseguindo pôr uma plateia inteira a dançar as suas músicas. 

No dia 6 de julho, marca presença Herman José, conhecido pelo seu repertório pop com “A Canção do Beijinho” ou “Saca o Saca-Rolhas”. Junta-se ainda Mario Biondi, um artista influenciado por figuras como Lou Rawls, Al Jarreau e Isaac Hayes, tendo desenvolvido um estilo “que mistura essas referências com um toque contemporâneo”.

Por último, a música brasileira chega a Oeiras no dia 9 de julho. Paralamas do Sucesso é uma das bandas mais icónicas do Brasil. Hoje formada por Herbert Vianna, Bi Ribeiro e João Barone, tem refletido o espírito da sua geração ao longo de quatro décadas. Por sua vez, os Detonautas são uma das bandas mais marcantes do rock no Brasil nos últimos 20 anos.

MAIS HISTÓRIAS DE OEIRAS

AGENDA