na cidade

Já abriu a época balnear em Oeiras — e há novidades nas praias

As bibliotecas de praia, a melhoria dos acessos e a segurança dos areais são alguns dos destaques.
A época balnear decorre até 30 de setembro.

O momento pelo qual tantos banhistas esperavam, finalmente chegou: a época balnear está oficialmente aberta. Esta quarta-feira, dia 1 de junho, marca o arranque da temporada de verão no concelho (apesar de não parecer com o clima atual) e assim se manterá até dia 30 de setembro. Durante quatro meses, pode dar um mergulho descansado, pois está assegurado o serviço de vigilância balnear, através da presença de nadadores-salvadores, que garantem todas as condições de segurança a quem se encontra na praia.

Oeiras orgulha-se de ser o único município da Área Metropolitana de Lisboa a ter todas as praias oficiais com Bandeira Azul. Desde a Praia da Torre, a Santo Amaro, Paço de Arcos ou Caxias, pode escolher a que mais gostar para se bronzear, passear ou relaxar.

Cuidar destes espaços e garantir que os oeirenses possam aproveitá-los em todo o seu esplendor, tem sido uma prioridade para o município de Oeiras que, entre 2020 e 2022, investiu 4,5 milhões de euros na zona balnear. Este ano, há novos equipamentos de apoio nos areais, desenvolvidos a pensar no bem-estar dos cidadãos.

Assim, foram criadas novas instalações sanitárias nas praias da Torre e Santo Amaro e foram colocadas casas de banho amovíveis nas praias de Paço de Arcos e Caxias. Foi também desenvolvido um parque Fintess Outdoor para a prática de desporto informal e de lazer, perto da Praia da Torre, e feito um reforço da iluminação noturna nesta mesma praia.

A autarquia renovou, também, o parque de estacionamento gratuito que dá apoio à Praia de Santo Amaro, como a NiO noticiou, o que implicou um investimento de cerca de um milhão de euros.

As novas instalações sanitárias na Praia da Torre.

Limpeza, segurança e acesso

Está também garantido, segundo a autarquia, um serviço de excelência no que respeita à limpeza das praias, através da limpeza mecânica diária, em horário noturno, e da recolha dos resíduos depositados nos ecopontos, espalhados pelos areais, quatro vezes por dia. Foram também disponibilizados cinzeiros de praia, com o objetivo de evitar as beatas enterradas na areia. Como complemento, o projeto Jovens em Movimento estará a decorrer entre 1 de junho e 7 de setembro, prevendo-se a participação de cerca de 400 jovens em atividades de manutenção dos areais, acessos e ecopontos de praia.

A segurança nos areais e no Passeio Marítimo é outra forte aposta da autarquia, que está empenhada em garantir praias seguras para todos os cidadãos. Nesse sentido, ao longo da época balnear haverá presença constante de policiamento nas praias, assegurada por uma ação coordenada entre a PSP, a Polícia Marítima e a Polícia Municipal.

A cerimónia oficial de abertura da época balnear decorreu esta quarta-feira, dia 1 de junho, na Praia da Torre, num evento que contou com a presença do Presidente da Câmara Municipal de Oeiras. Isaltino Morais garantiu que o sucesso da qualidade da prestação de serviços que as praias de Oeiras proporcionam aos munícipes deve-se ao esforço e trabalho de todos os parceiros do município.

E como as praias são para serem aproveitadas por toda a população, o programa Praia Acessível — Praia para todos estará uma vez mais disponível em Santo Amaro. O objetivo é promover a inclusão social de pessoas com mobilidade condicionada, em particular com deficiência física, facilitando o acesso destes à praia e aos banhos de mar em segurança, através da utilização gratuita de cadeiras de praia anfíbias e de outros meios de apoio à mobilidade. Este é um projeto que se realiza desde 2005, fruto de uma parceria entre a Câmara Municipal de Oeiras e a Associação Humanitária de Bombeiros Voluntários de Oeiras.

Bibliotecas de Praia

Pelo segundo ano consecutivo, a autarquia promove a iniciativa Bibliotecas de Praia. Para quem gosta de ler, não há melhor sensação que deitar-se na toalha a apanhar banhos de sol enquanto lê algumas páginas do livro que não consegue largar. É um dos grandes prazeres dos leitores em dias de praia mas e se, em vez de ir carregado com livros na mala, pudesse escolher o livro já na praia? A pensar nestes casos, o município criou quatro bibliotecas de praia, que estarão ao dispor dos banhistas durante todo o verão.

A iniciativa decorre nos quatro areais do concelho. Seja em Caxias, em Paço de Arcos, em Santo Amaro ou na Praia da Torre, de 1 de junho a 7 de setembro, há livros para oferta e empréstimo, jornais, revistas em papel e acesso ao PressReader (com mais de 7000 publicações online). O serviço funciona todos os dias entre as 9 e as 19 horas. Pode ainda levantar as reservas que fez numa das bibliotecas da rede municipal, numa das praias à sua escolha.

A Biblioteca de Praia em Santo Amaro de Oeiras.

MAIS HISTÓRIAS DE OEIRAS

AGENDA