na cidade

Isaltino Morais vai recuperar Casa da Pesca com investimento de 10 milhões

Há anos que a Câmara de Oeiras exigia a preservação deste património.
Vai ficar linda.

O Município de Oeiras vai recuperar a Casa da Pesca e o complexo da ex-Estação Agronómica Nacional, num investimento de quase 10 milhões de euros. Depois de anos a exigir a transferência da gestão deste património e de esta estar bloqueada na Direção-Geral do Tesouro, Câmara vai poder agora fazer a recuperação.

O acordo de cedência de utilização foi assinado na passada sexta-feira, 4 de outubro. O documento prevê a cedência de utilização de parte da ex-Estação Agronómica Nacional durante 44 anos. Assim, o Município de Oeiras pode avançar com o projeto de reabilitação, com o objectivo de preservar o património e para que todas as pessoas possam visitar o espaço.

Ao todo, a Câmara vai investir quase 10 milhões de euros na recuperação do conjunto monumental — onde se inclui a Casa da Pesca — e em intervenções no complexo, que irão beneficiar também o Instituto Nacional de Investigação Agrária e Veterinária (INIAV), com sede no local.

O processo de transferência para a autarquia deste património arrastava-se há anos na Direção-Geral do Tesouro, devido à burocracia. Por isso, o estado de degradação agravou-se e foi alvo de pilhagens e vandalismo. Neste momento, encontra-se vedada a todos e tão degradada que está em risco de ruína. Vários painéis de azulejos do conjunto da Casa da Pesca já foram roubados.

No seguimento da linha de recuperação do património, o Município de Oeiras assinou ainda um protocolo, com o Ministério da Defesa, com vista à manutenção e dinamização do Forte do Areeiro, onde será instalado, em breve, o Centro de Interpretação da Barra.

A Câmara quer ainda investir 4 milhões de euros no Convento da Cartuxa, que também é património do Estado e está degradado. A recuperação deste espaço só é possível quando a Direção-Geral do Tesouro autorizar a cedência das competências de gestão ou de utilização.

tags: Câmara Municipal de Oeiras, casa da pesca, ex-Estação Agronómica Nacional, isaltino morais, oeiras