na cidade

Inédito. Este verão, há 6 jardins e parques oeirenses abertos 24 horas por dia

"É uma medida experimental", garante a Câmara Municipal de Oeiras, para "ir ao encontro das necessidades dos utilizadores".
O Parque dos Poetas é um deles.

É uma medida inédita no concelho de Oeiras. A Câmara Municipal divulgou nesta segunda-feira, 13 de maio, que nos próximos meses há seis espaços municipais que vão ficar abertos 24 horas por dia. Deixa-se, assim, cair alguns limites horários que incidiam sobre jardins, parques e outros espaços do concelho. 

No entanto, a autarquia garante que esta é “uma medida experimental”, e será aplicada apenas até final do mês de setembro. O objetivo, afirma, é “ir ao encontro das necessidades dos utilizadores, levando em consideração os dias maiores e o acréscimo das horas de luz, que aumentam a circulação e a utilização destes espaços municipais”, sublinha o município. 

Muitos dos espaços escolhidos fechavam ao público mal o sol se punha ou, no máximo, à meia-noite. Ficam agora à disposição dos visitantes num horário completo. A decisão foi, também, tomada tendo em conta a importância de se frequentarem jardins para uma melhor saúde física e mental.

“Os espaços verdes em meio urbano são, cada vez mais, considerados essenciais na saúde e no bem-estar dos seus habitantes, já que fomentam a promovem estilos de vida mais saudáveis”, nota a Câmara Municipal de Oeiras. 

Desta forma, os seis espaços que passam a estar permanentemente abertos ao público são: o Parque dos Poetas (Oeiras); o Jardim Municipal de Oeiras (Oeiras); o Parque de estacionamento da Quinta de Cima, no acesso pela Rua do Aqueduto (Oeiras); o Miradouro junto ao depósito SIMAS (Linda-a-Velha); o Quintalão — Quinta do Bicho da Seda (Algés); e o Jardim do Cedro (Cruz Quebrada — Dafundo).

Aproveite para ver ou rever a galeria de imagens do renovado miradouro no Alto de Santa Catarina,  com vista panorâmica para a zona ribeirinha de Oeiras, o Farol do Bugio e o Parque Urbano do Jamor. Se ainda não o visitou, planeie um passeio até lá nos próximos meses, com bom tempo. 

MAIS HISTÓRIAS DE OEIRAS

AGENDA