Numa proposta apresentada na Assembleia da República esta terça-feira, 26 de março, o Bloco de Esquerda recomendou que o Governo considere a serra de Carnaxide como paisagem protegida. A ideia é “travar a pressão urbanística” e cuidar das comunidades naturais e do património cultural.
Segundo o jornal “Público“, o projeto pretende que serra seja integrada na rede nacional de áreas protegidas “promovendo o equilíbrio ecológico e paisagístico e o desenvolvimento sustentável”. A serra, que tem 211 metros de altitude, está localizada na Área Metropolitana de Lisboa na fronteira das freguesias de Carnaxide, município de Oeiras, e Venteira, da Amadora.
Na proposta, os bloquistas salientam que “a serra de Carnaxide constitui um espaço verde primário de grande importância ecológica e ambiental, sem qualquer classificação que garanta a sua eficaz protecção”. A zona tem também “importantes vestígios de ocupação pré-histórica e romana” que convém preservar.
Para o grupo parlamentar é “essencial assegurar que a pressão urbanística não coloque em risco a serra de Carnaxide como unidade com valor ecológico, ambiental e cultural próprio que permite o “continuum” do corredor da estrutura ecológica regional que liga Monsanto e Sintra”.