Reduz o stress e a ansiedade, promove a confiança e desenvolve a concentração e o foco. Estes são alguns dos benefícios da convivência de miúdos e jovens com animais. Em Oeiras, o que não faltam são espaços, e até escolas, que promovem este contato próximo, e o município deu mais um passo nesta área.
“Equitação para todos” é o novo projeto desenvolvido pela Câmara Municipal de Oeiras e que conta com sessões e aulas de equitação gratuitas durante um ano. A iniciativa destina-se a oeirenses com deficiência ou incapacidade, dos 5 aos 35 anos.
Dinamizado pela Academia Equestre João Cardiga (AEJC), o projeto que tem como mote “Saúde, Reabilitação, Inclusão e Desporto” vai decorrer de setembro de 2025 até 1 de setembro de 2028, em Barcarena.
“O objetivo passa por facilitar o acesso a atividades terapêuticas e recreativas, promovendo a igualdade de oportunidades, aumentar o bem-estar físico, mental e emocional dos beneficiários através de sessões adaptadas às suas necessidades, potenciar competências de comunicação e cooperação e ainda promover a independência e autonomia na realização das atividades diárias”, refere a organização.
A iniciativa inclui sessões semanais gratuitas, com duração de 30 minutos, de Psicomotricidade Assistida por Equinos, com benefícios para o desenvolvimento pessoal. Estas aulas são realizadas no período da manhã, das 10 às 12 horas, de terça a sexta-feira.
Durante os três anos de projeto, existem apenas 60 vagas, sendo que por ano há 20 lugares disponíveis. No entanto, é necessário residir, estudar ou apenas estar integrado em contexto socioprofissional no concelho de Oeiras.
As inscrições podem ser feitas através do site do Município, com o preenchimento do formulário online.