na cidade

Há (muitos) programas gratuitos para todos os gostos este fim de semana em Oeiras

As sugestões passam por assistir a concertos ao ar livre, participar em eventos literários, fazer ioga, dançar forró e muito mais.
Fan Zone de Carnaxide.

Prepare-se para mais um fim de semana recheado de eventos ao ar livre, entre festas e arraiais populares, espetáculos e performances imperdíveis, iniciativas desportivas e culturais, algumas ligadas a literatura, e muito mais. Os dias 22 e 23 de junho não vão dar descanso aos oeirenses, por isso, o melhor é organizar a agenda para ter a certeza que não lhe escapa nada. 

Nesta sexta-feira, dia 21, arrancam dois dos grandes eventos que vão marcar o fim de semana: as Festas de Barcarena, com um concerto dos HMB marcado para as 22 horas na Fábrica da Pólvora, e também o Festival Internacional de Forró de Oeiras, “O Baião Vai”, no Jardim de Paço de Arcos e na Praia dos Pescadores. Ambos terminam no domingo, dia 23. 

Já o sábado, 22 de junho, fica marcado também pelo começo da 32.ª edição do Festival Sete Sóis Sete Luas e vários eventos inseridos na quarta edição do MAP — Mostra de Artes da Palavra, cuja programação já arrancou. 

Por outro lado, é também o dia do segundo jogo de Portugal, na fase de grupos do Campeonato Europeu de Futebol. Marcado para as 17 horas, sabemos que todos os olhos vão estar postos na partida. Se não quer vê-lo em casa, pode ir até à Fan Zone criada no Centro Cívico de Carnaxide, onde encontra também street food e muita animação, para celebrar — esperamos — a vitória da seleção nacional.  

Tome nota de tudo o que pode fazer, visitar, experimentar ou conhecer nos próximos dias. 

Sábado

9h15 às 10h15 — Ioga na Quinta Real de Caxias, aula inserida no programa “Equilibra-te” promovido pelo município. 

9h15 às 10h15 — Chi Kung no Jardim de Santo António de Nova Oeiras, aula inserida no programa “Equilibra-te” promovido pelo município. 

9h15 às 10h15 — Body Balance no Complexo Desportivo do Jamor, no relvado junto ao tiro com arco, aula inserida no programa “Equilibra-te” promovido pelo município. 

10h30 — Era uma vez ioga em família com Xana Luz, para miúdos dos dois aos cinco anos, acompanhados por um adulto, na Biblioteca Municipal de Algés. Necessita de inscrição prévia através do email isabel.machado@nulloeiras.pt ou número 210977480.

10h30 às 12h30 — Oficina da Palavra (programação infantil) do MAP – Mostra de Artes da Palavra, no Templo da Poesia, em Oeiras. 

11 horas às 12h30 — Encontro de poesia no Mercado Municipal de Oeiras, pela Associação Cultural Luchapa. 

11 às 17 horas — Exposição “Censura a Defesa do Respeitinho” no Centro Cultural Palácio do Egipto, em Oeiras. A mostra está inserida na celebração dos 50 anos do 25 de abril. 

15 horas — Ioga entre livros para miúdos dos cinco aos dez anos, com Pirilampos Ed, na FNAC do Oeiras Parque. 

15 horas — Lançamento do livro “Os amigos que eu tive” de Ana Coentro, na Livraria Municipal Verney, em Oeiras.

15 horas à meia-noite — Festival de Forró O Baião Vai no Jardim de Paço de Arcos e na Praia dos Pescadores. 

15h30 — Tapete narrativo desenvolvido por Inês Blanc, para miúdos dos três aos seis anos, acompanhados por um adulto, na Biblioteca Municipal de Oeiras. Necessita de inscrição através do email maria.dornellas@nulloeiras.pt ou do número 214 406 342.

17 horas — Poesia de António Salvado, com declamação, coordenado por José Mendonça, na Livraria Municipal Verney, em Oeiras.

18 horas às 19h30Clube da Palavra no Templo da Poesia (Sala Camões) no âmbito do MAP – Mostra de Artes da Palavra.

21h45 — Ronda dos 4 Caminhos, com o Quarteto de Cordas Ornatum e o Grupo Coral ViVa Voz de Oeiras, no Anfiteatro Almeida Garrett, no Parque dos Poetas, em Oeiras, no âmbito do Festival Sete Sois Sete Luas.

22 horas — Concerto de Herman José nas Festas de Barcarena.

Domingo

9 às 12 horas — Sessão com PT no espaço fitness outdoor do Fórum Oeiras (sessão especial séniores).

11 horas à meia-noite — Festival de Forró O Baião Vai no Jardim de Paço de Arcos e na Praia dos Pescadores. 

15h30 — Sessão de cinema no Auditório José de Castro, em Paço de Arcos. Nesta data será exibido “Suspeita” (“Suspicion”) de 1941, com Cary Grant, Joan Fontaine e Nigel Bruce, realizado por Alfred Hitchcock.

17 horas — Conversa literária “Nos bastidores do crime” com os escritores Bruno M. Franco e Lourenço Seruya na FNAC do Oeiras Parque. 

17 horas (a partir de) — Somersby Out Jazz no Jardim da Quinta Real de Caxias, em Oeiras. 

18h30 — Circo acrobático humorístico Pakipaya (Catalunha) com “Shake Shake Shake”, no Anfiteatro Almeida Garrett, no Parque dos Poetas, em Oeiras, no âmbito do Festival Sete Sois Sete Luas.

21 horas — Concerto de Micaela nas Festas de Barcarena.

22 horas — Espetáculo piromusical com o Custom Circus, companhia residente dos Nirvana Studios, nas Festas de Barcarena.

Se já está a pensar num bom spot para ver o jogo de Portugal, mas prefere um espaço de restauração onde possa estar a petiscar enquanto torce pela seleção, carregue na galeria para conhecer algumas sugestões no concelho de Oeiras. 

MAIS HISTÓRIAS DE OEIRAS

AGENDA