A 33.ª edição do Festival Sete Sóis Sete Luas realiza-se ao longo de pouco mais que dois meses, entre os dias 22 de junho e 31 de agosto, e oferece um programa variado de espetáculos que incluem concertos de world music, performances de artes de rua, momentos de comédia e malabarismo, bem como dança e outras experiências culturais para desfrutar ao ar livre e gratuitamente.
Os visitantes embarcam numa verdadeira viagem cultural, através de músicos, pintores, atores e performers, com uma programação marcada pela diversidade cultural — ou não fosse este um evento que ultrapassa fronteiras e atravessa oceanos. É organizado por uma rede de 30 cidades de 12 países.
O Parque dos Poetas, em Oeiras, e a Fábrica da Pólvora, em Barcarena, vão ser o palco deste evento multicultural que convida os oeirenses a descobrir novas sonoridades, sabores e expressões artísticas.
Uma das novidade deste ano, integrada na programação, é o cinema ao ar livre. A partir de julho, o Município de Oeiras, parceiro do evento, volta a trazer sessões gratuitas para toda a família. A programação inclui quatro filmes exibidos na Fábrica da Pólvora nos dias 5, 12, 19 e 26 de julho.
Com a missão de “promover a arte e a cultura como instrumentos de aproximação entre países, cidades e povos”, o evento, que nasceu em 1993, chegou a Oeiras quatro anos depois, em 1997.
Uma relação longa que ganhou, ainda mais relevância quando, no ano 2000, o festival encontrou na Fábrica da Pólvora um dos seus palcos mais importantes, beneficiando “das excelentes condições logísticas, técnicas e da participação de um público fidelizado”, revela a organização.
Na edição de 2021, tomou conta de outro espaço oeirense, já que as atividades de teatro de rua foram realizadas no Parque dos Poetas, ampliando a envolvência geográfica do festival no concelho.
A entrada nos eventos é gratuita, sujeita aos lugares disponíveis (e interdita a menores de três anos). Conheça a programação.
Domingo – 22 de junho
18h30 — Markeliñe “Art-Ilusió”, sessão de artes de rua do País Basco, no Anfiteatro Almeida Garrett, no Parque dos Poetas, em Oeiras.
Sexta-feira – 27 de junho
21h45 — Concerto Korrontzi, do País Basco, no Anfiteatro Almeida Garrett, no Parque dos Poetas, em Oeiras.
Sexta-feira – 4 de julho
21h45 — Concerto Med 7luas25 Orkestra, na Fábrica da Pólvora de Barcarena.
Sexta-feira – 11 de julho
21h45 — Concerto de Islands Cabo Verde, na Fábrica da Pólvora de Barcarena.
Sexta-feira – 18 de julho
21h45 — Concerto de óscsr Ibánez e Tribo (Galiza), na Fábrica da Pólvora de Barcarena.
Sexta-feira – 25 de julho
21h45 — Concerto Ambrogio Sparagna (Itália), na Fábrica da Pólvora de Barcarena.
Sexta-feira – 1 de agosto
21h45 — Concerto Music Beyond Ideology (Itália/Sudão/Eslovénia/Ucrânia), no Anfiteatro Almeida Garrett, no Parque dos Poetas, em Oeiras.
Domingo – 3 de agosto
18h30 — Performance de artes de rua de MR Copini (Catalunha),no Anfiteatro Almeida Garrett, no Parque dos Poetas, em Oeiras.
Sexta-feira) – 8 de agosto
21h45 — Dança Flamenco de Barcelona Flamenco Ballet (Catalunha), no Anfiteatro Almeida Garrett, no Parque dos Poetas, em Oeiras.
Domingo – 10 de agosto
18h30 — Performance artes de rua de Nom Provisional (Catalunha), no Anfiteatro Almeida Garrett, no Parque dos Poetas, em Oeiras.
Sexta-feira – 15 de agosto
21h45 — Concerto Jeunesse Viii das cidades 7sóis no Anfiteatro Almeida Garrett, no Parque dos Poetas, em Oeiras.
Domingo – 17 de agosto
18h45 — Performance artes de rua de La banda de otro (Andaluzia), no Anfiteatro Almeida Garrett, no Parque dos Poetas, em Oeiras.
Sexta-feira – 22 de agosto
21h45 — Concerto de Fiorenza Caogero (Itália) no Anfiteatro Almeida Garrett, no Parque dos Poetas, em Oeiras.
Domingo – 24 de agosto
18h30 — Performance artes de rua de Cia au Palaus (Espanha), no Anfiteatro Almeida Garrett, no Parque dos Poetas, em Oeiras.
Sexta-feira – 29 de agosto
21h45 — Concerto de Luso 7sóis-25 no Anfiteatro Almeida Garrett, no Parque dos Poetas, em Oeiras.
Domingo – 31 de agosto
18h45 — Performance artes de rua de Les P’tits Bras, no Anfiteatro Almeida Garrett, no Parque dos Poetas, em Oeiras.