Três dias passados a dançar forró, a acompanhar blocos de percussão, a ver atuações de música ao vivo e a provar gastronomia típica das festas juninas. Tudo neste plano parece perfeito, ainda para mais quando acontece perto de casa e tem entrada livre. É isto e muito mais que pode esperar da segunda edição d’O Baião Vai, o Festival Internacional de Forró de Oeiras, que foi um sucesso em 2023.
A edição de verão celebra o São João, à moda do Brasil, e tem uma programação recheada de bons momentos, para quem gosta de viver estas festas ao máximo. Há workshops, concertos, jogos tradicionais, cortejos de grupos musicais e ainda uma “quadrilha improvisada”. Todo o conceito do evento parte do gosto pelo forró, que começou como uma expressão artística nordestina e hoje é considerado um estilo de dança tradicional no Brasil.
Por cá, tem conquistado cada vez mais fãs, que se deixam envolver pelo ritmo animado e a energia que a dança proporciona. Dançar forró é estar em festa e é precisamente isso que vai acontecer nos dias 21, 22 e 23 de junho no Jardim de Paço de Arcos e na Praia dos Pescadores.
Na agenda estão marcados workshops de dança, onde poderá aprender os passos base ou pôr em prática os que já sabe, num baile contínuo que dura três dias. Os professores serão os do Espaço Baião: Enrique Matos, João Regra, Jessy e Viny, Toddy, Joana Teki e Gabriel Silva. Poderá também participar nos workshops de frevo, côco e pandeiro, e de instrumentos de percussão.
A edição deste ano volta a ter momentos musicais ao vivo e DJ sets. Aliás, irá receber vários artistas conhecidos do forró, como Zeu Azevedo, Forró das Comadre, Forró Harmonize, DJ Márcio SP, DJ Leandro Kallajian, DJ Ricardo Ferreira e a Fanfarra dos Bombeiros Voluntários de Paço de Arcos, como convidada.
Como não podia deixar de ser, os desfiles de blocos de percussão estão também de volta e, como sempre, prometem ser dos momentos mais animados do evento, à semelhança do que aconteceu na última edição. “Qui Nem Jiló” e “Sardinhas Nômades” são os nomes confirmados.

A diversão está também garantida com jogos tradicionais das festas juninas como rifas ou correio elegante. Para os miúdos, não faltam as pinturas faciais, numa iniciativa que pensou em atividades para toda a família. A programação é totalmente gratuita, por isso não há desculpas para não passar por lá.
O festival foi idealizado por Enrique Matos e criado pelo Espaço Baião, um centro cultural e escola de dança (forró e samba) que se dedica à promoção e divulgação da dança e da música tradicional brasileira, através de aulas de dança regulares, organização de bailes, concertos, festivais, tertúlias e workshops intensivos, proporcionando o convívio e a partilha de conhecimento. “Nasce do culminar de mais de 20 anos de pesquisa e de amor a uma cultura e um estilo musical: o forró”, refere.
Dá aulas presenciais de forró e samba de gafieira em vários espaços lisboetas (pode conhecer toda a atividade no site), e tem a sede social no Centro Desportivo de Paço de Arcos, no número 2 da Travessa de São Pedro. “Abrimos semanalmente as portas para experiências de dança únicas onde privilegiamos os laços entre as pessoas tendo como carro chefe a cultura popular brasileira”, garante o espaço.
Enrique Matos, fundador e diretor do festival, explica: “O ‘Baião Vai’ é a versão de verão, e de São João, do evento que o Espaço Baião realiza há 14 anos em Lisboa, o ‘Baião in Lisboa’. Em 2021 a edição anual foi adiada, por causa da pandemia, e reagendada para junho de 2022. Esta data acabou por ser um sucesso pois o São João e as festas juninas são, para além do Carnaval, um marco muito importante na cultura popular do Brasil”.
O responsável explicou à NiO porque escolheram o concelho de Oeiras para realizar a primeira edição do evento, o ano passado. “O Espaço Baião decidiu então fincar esta edição de verão no concelho de Oeiras onde fomos muito bem recebidos e que apresenta todas as condições para receber um evento com esta energia. Um concelho onde conseguimos, num só evento, misturar centro histórico, jardim e praia e com transportes bastante fáceis para levar tanto moradores como visitantes para o festival”.
No dia 21 de junho, sexta-feira, o evento começa às 17 horas e termina à meia-noite. Já no sábado, dia 22, a festa faz-se entre as 15 horas e a meia-noite. No último dia, domingo, 23 de junho, há animação das 11 horas à meia-noite. Pode visitar o site do Espaço Baião e seguir as redes sociais de “O Baião Vai”, tanto o Instagram como o Facebook, para ter certeza que não lhe escapa nada até à data do evento e que fica a conhecer melhor os artistas convidados e toda a programação que o espera.
Carregue na galeria para ver como foi O Baião Vai no ano passado, para saber o que esperar desta nova edição.

LET'S ROCK






