na cidade

Festas de Laveiras e Caxias começam esta sexta-feira — e Iran Costa vai atuar

As celebrações em honra de Nossa Senhora das Dores decorrem até domingo, 18 de setembro. Conheça toda a programação.
Imagem: Facebook de Iran Costa.

As festas tradicionais não param no concelho de Oeiras. Os munícipes têm participado, ao longo de todo o verão, nas celebrações das várias freguesias do concelho e, mesmo quase a chegar o outono, o calendário de festividades ainda não terminou. Este fim de semana, de 16 a 18 de setembro, é a vez de Caxias e Laveiras receberem as Festas em honra de Nossa Senhora das Dores. 

O evento, que traz um ambiente de alegria e diversão às gentes locais, divide-se entre a programação cultural e religiosa. Esta última, a cargo da Paróquia de Nossa Senhora das Dores, teve início no passado domingo, dia 11 de setembro, com uma novena à padroeira do evento e decorre durante toda a semana. 

Já a parte cultural é organizada pela União de Freguesias de Oeiras e S. Julião, Paço de Arcos e Caxias (UFOPAC) e conta com vários convidados musicais como, por exemplo, Iran Costa. Esse mesmo, o artista que canta a famosa música d’”O bicho”, que subirá ao palco no sábado, dia 17 de setembro, à noite para cantar alguns dos seus êxitos e animar o público. 

Segundo a organização, o evento pretende promover momentos festivos entre a comunidade, que “refletem os valores que nos unem à Irmandade de Nossa Senhora das Dores de Laveiras-Caxias, coorganizadora das Festas, que conta já com quatro séculos de existência”.

Fique a par da programação.

16 de setembro (sexta-feira)

18 horas — Abertura da Feira.

19h30 — Hastear das bandeiras no edifício do Grupo Desportivo Unidos Caxienses e Saudação às entidades organizadoras, convidados, feirantes e público.

20h30 — Terço na Igreja da Cartuxa.

22 horas — Espetáculo musical com Madalena, José Morais e Salada Lusa, no palco principal.

17 de setembro (sábado)

16 às 19 horas — Atividades infantis como pinturas faciais, balões e jogos tradicionais, no recinto das Festas. 

21 horas — Procissão das Velas, com início no Alto do Lagoal.

22 horas — Espetáculo musical com Iran Costa, no palco principal. 

18 de setembro (domingo)

15 horas — Missa solene, seguida de Procissão no Grupo Desportivo Unidos Caxienses. 

16 às 19 horas —  Atividades infantis como pinturas faciais, balões e jogos tradicionais, no recinto das Festas.

21h30 — Atuação do grupo “Há festa na rua” no palco principal.

Os momentos culturais decorrem na Avenida João de Freitas Branco, em frente ao grupo desportivo Unidos Caxienses, em Laveiras. A entrada é livre, por isso, estão todos convidados. 

MAIS HISTÓRIAS DE OEIRAS

AGENDA