na cidade

Festas da Rocha começam esta sexta-feira com um concerto de Toy

Ruth Marlene, Iran Costa e Maxi também atuam no evento que acontece em Linda-a-Pastora.
Toy atua a 20 de maio.

Sabemos que os oeirenses gostam de uma boa festa, principalmente se for dentro dos limites do concelho e puderem ir assistir a concertos a poucos minutos de casa. Pois bem, temos boas notícias. É já esta sexta-feira, dia 20 de maio, que chega mais uma edição das Festas da Rocha, após dois anos de interrupção devido à pandemia.

As festividades em honra de Nossa Senhora da Conceição da Rocha estão de regresso à freguesia de Linda-a-Pastora, entre os dias 20 a 29 de maio, no Santuário da Senhora da Rocha — um património centenário, inaugurado em setembro de 1893. A iniciativa, promovida pela União de Freguesias de Carnaxide e Queijas, apresenta um cartaz de peso no que à música popular diz respeito.

Toy sobe ao palco logo no primeiro dia, às 21h30. No sábado, 21 de maio, é a vez de Ruth Marlene animar o público, à mesma hora. Uma semana depois, na sexta-feira, dia 27 de maio, o evento conta com a presença de Iran Costa e o grupo Maxi atua no sábado, dia 28 de maio. Da programação festiva destacam-se, ainda, a atuação e participação de associações e coletividades das freguesias de Carnaxide e Queijas, tal como tem sido tradição desde a revitalização destas festas em 2015.

É o caso do Grupo Coral e Musical “Lupeca”, que atua dia 21, às 16h30. No dia 22, há apresentação do Estúdio de Dança de Carnaxide, às 15h30, do Clube de Carnaxide Cultura e Desporto, às 16h30 e da Orquestra dos Bombeiros de Linda-a-Pastora, às 19 horas. A meio da próxima semana, o programa continua: nos dias 25 e 26, quarta e quinta-feira, há baile entre as 19h30 e as 22 horas, a cargo de Ricardo Silva e Showman, respetivamente.

No sábado, dia 28 de maio, pode contar com mais uma tarde recheada de momentos animados. Às 16 horas decorre a atuação do grupo “Os Traquinas” do Centro Social e Paroquial de Carnaxide e a partir das 17 horas é a vez de os grupos musicais da Universidade Sénior de Carnaxide e Queijas atuarem. No último dia das festas, 29 de maio, às 16h30, irá decorrer um festival de folclore, “Folk’Rocha 22”, com a participação de ranchos e grupos folclóricos vindos de diversos pontos do País.

Durante os dias das Festas irá decorrer, em simultâneo, o programa religioso. Destaca-se a missa em honra de Nossa Senhora da Conceição da Rocha (11 horas) e a procissão (15h30), ambas no dia 29 de maio, domingo.

Este ano, o evento assume particular importância, segundo a organização, uma vez que se assinalam os 200 anos (1822) do aparecimento de uma pequena imagem de Nossa Senhora da Conceição, numa gruta perto do Casal da Rocha.

As Festas de Nossa Senhora da Conceição da Rocha são uma organização da União de Freguesias de Carnaxide e Queijas em parceria com a Irmandade da Senhora da Rocha, responsável pelo programa religioso, com o apoio do Município de Oeiras. Siga a página de Facebook da União de Freguesias para acompanhar toda a programação. 

Destaques musicais de peso.

MAIS HISTÓRIAS DE OEIRAS

AGENDA