Em dezembro realizam-se mercados de Natal um pouco por toda a parte. Não há quem não goste de visitar estes espaços onde se encontra um bocadinho de tudo. De gastronomia a artesanato, descobrem-se saborosos petiscos para servir aos seus convidados e excelentes ideias de presentes para oferecer à família e amigos.
O Mercado Municipal de Oeiras, situado no centro histórico da vila, não podia ficar de fora da época festiva e, neste fim de semana, nos dias 10 e 11 de dezembro, recebe o “Natal no Mercado”. O evento estará aberto ao público entre as 10 e as 20 horas, com propostas que passam por produtos agroalimentares, peças de artesanato e ofertas do comércio local.
Paralelamente, está prevista ao longo dos dois dias a realização de workshops com temas tão diversos como origamis de Natal, vinho quente e marmelada. A iniciativa inclui ainda música para bebés e contos de Natal, promovidos pela Livraria Gatafunho, vizinha do mercado, já que também faz parte do centro histórico de Oeiras.
E, como não podia deixar de ser, a decoração do espaço conta com uma árvore de Natal e um marco do correio, no corredor principal, para os mais pequenos colocarem as suas cartas ao Pai Natal, por cortesia da florista do Mercado. É, assim, um excelente programa para fazer em família, já que todos — desde os miúdos aos adultos — têm muito com que se entreter, visitar e explorar neste “Natal no Mercado”.
Organizado pela SmartFarmer, em parceria com o Município de Oeiras, o evento tem como objetivo promover os produtos regionais e os pequenos e médios produtores agroalimentares. A abertura oficial do evento será feita pelo presidente da Câmara Municipal de Oeiras, Isaltino Morais, no sábado, dia 10, às 11 horas.
Além de toda a programação já revelada, há ainda uma grande atração que certamente levará muitos visitantes ao local. Falamos da exposição “Coleção de Presépios Rei Pereira”, constituída por 150 presépios diferentes, que pela primeira vez poderá ser vista ao vivo. Situada no primeiro piso do mercado, a mostra foi inaugurada na passada quinta-feira, 1 de dezembro, e contou com a presença da vereadora Susana Duarte. Ali encontram-se presépios para todos os gostos, desde os mais clássicos e tradicionais, até aos modernos e contemporâneos, vindos de todas as partes do mundo, com especial foco para os artistas portugueses.
As peças fazem parte da coleção particular de Pedro Mendanha Dias (gerente da gelataria Don Pavili, também presente no centro histórico de Oeiras) que, na realidade, conta com mais de 650 presépios, de mais de 50 países, de todos os continentes. O acervo começou a ganhar forma com Bia Rei e Aida Matos, mãe e tia de Pedro Mendanha Dias, atualmente proprietário destas centenas de peças tão criativas.
E se pensa que os presépios se fazem apenas com as figuras bíblicas tradicionais, tem mesmo que visitar esta exposição. É que ali vai encontrar exemplares muito originais, como o caso dos presépios alusivos ao Campeonato Mundial de Futebol, à saga “Star Wars” ou o presépio IKEA.
Curiosamente, há também o presépio Oeiras, que pode ver na fotografia de destaque, onde os três Reis Magos são o Eusébio (em representação da Cidade do Futebol, situada em Caxias), o presidente Isaltino Morais (com uma garrafa do Vinho de Carcavelos) e o Marquês de Pombal. Pode conhecer todos os presépios na página oficial “Presepium”, no Instagram.
O ambiente de Natal no Mercado de Oeiras ganha assim um toque especial que vai além do evento realizado este fim de semana, já que a mostra estará patente naquele espaço até dia 7 de janeiro de 2023. Pode visitá-la de segunda-feira a sábado, entre as 7 e as 14 horas. Este fim de semana, dias 10 e 11, estará aberta durante o horário do “Natal no Mercado” (10 às 20 horas). A decoração da exposição conta com o contributo das “Flores do Bruno”, concessionário das bancas de flores do mercado municipal.
E, se for até lá ao final do dia, pode aproveitar para ver as iluminações de Natal do centro histórico de Oeiras, que são acesas nesta terça-feira, dia 6, trazendo a magia do Natal a todos os oeirenses.
Carregue na galeria para conhecer alguns presépios e ver imagens da inauguração da mostra.