na cidade

Estudantes têm mais de 150 quilos de donativos para levar a miúdos de Marrocos

Os carros da prova UNIRAID 2020 vão bem cheios de roupas, canetas, livros de colorir, lápis e muito mais.
Os estudantes e as máquinas partem esta sexta-feira.

Quatro estudantes universitários vão partir esta sexta-feira, 14 de fevereiro, para uma grande aventura. Não é qualquer estômago que aguenta um Dakar com carros com mais de 20 anos. E este tem um sabor especial, pois estes jovens levam a bagagem cheia de material escolar e outros bens para miúdos carenciados de aldeias, em Marrocos.

Manuel Morais, 25 anos e Gonçalo Telhado, 23 fazem parte da ENIDH Team, e Diogo Santos, 23 anos e Inês Casimiro, 22 são a equipa Land Astra. Juntos vão representar Oeiras no conjunto das 55 equipas portuguesas e 100 espanholas, no UNIRAID 2020.

E no último dia antes da partida de Portugal, estes jovens já tinham contabilizado todos os donativos. Pois tudo será transportado num Volkswagen Polo e num Opel Astra antigos. “Esta quinta-feira, ainda fomos fazer uma recolha a uma farmácia que disponibilizou vários produtos para bebé. Ao todos temos 154 quilos de material para levar”, revela Manuel Morais.

Esta é uma expedição de nove dias por Marrocos, em rotas do Dakar. A diferença é que é só com estudantes universitários, a sua missão é solidária e é feita com carros com mais de 20 anos e menos de 1300 cc e só com tração a duas rodas.

As equipas de Oeiras levam na bagagem roupas, canetas, lápis, cadernos, livros de colorir e artigos para bebés, como chupetas e biberões. “Além disto, temos ainda de transportar peças para o carro, porque se alguma coisa avariar é difícil encontrar material; comida; roupa, e tendas. Os carros vão cheios”, explica um dos membros da ENIDH Team.

Esta sexta-feira as equipas vão rumo a Gibraltar. No sábado, pelas 7 horas apanham o ferry para Marrocos. No total, este Dakar passa por sete etapas, que combinam condução por estradas de montanha, trilhos, areia e dunas.

Os alunos vão superar as etapas apenas com um Road-Book, um mapa e uma bússola. Não têm acesso a GPS ou dispositivos eletrónicos a bordo do automóvel. Vão ainda ultrapassar obstáculos naturais, vários testes de estratégia e habilidade. A New in Oeiras vai dar conta das aventuras deste quatro jovens de Oeiras.

A Câmara de Oeiras é um dos patrocinadores oficiais.
tags: alunos, Câmara Municipal de Oeiras, dakar, oeiras, uniraid 2020

outros artigos de na cidade

mais histórias de Oeiras