O Instituto Gulbenkian de Ciência (IGC) vai abrir as portas a todos aqueles que queiram visitar o espaço e conhecer um pouco do que se faz por lá. Se sempre teve curiosidade ou tem filhos que querem ser cientistas, não deixe de participar no Dia Aberto, que acontece este sábado, 26 de novembro, entre as 10 e as 17 horas.
A iniciativa pretende revelar o que está por detrás do trabalho científico das quase 400 pessoas que diariamente desenvolvem o seu trabalho no campus de Oeiras do IGC, com o objetivo de aproximar a ciência da generalidade dos cidadãos. Será uma oportunidade única de conversar com os investigadores e cientistas e descobrir mais sobre a ciência que é feita no Instituto. “Venha conhecer o maravilhoso mundo das descobertas e dos cientistas”, é o convite feito pelo Instituto, a visitantes de todas as idades.
Neste emblemático evento, o Instituto convida o público a conhecer os laboratórios e a participar em diversas iniciativas promovidas por quem lá trabalha. Os participantes serão convidados a experimentar fazer ciência, num programa repleto de jogos, conversas e atividades práticas.
Vai poder visitar os laboratórios, com sessões de 20 minutos, participar num peddy paper, assistir às flash talks: ciência em três minutos, entrar numa sala imersiva em microscopia 3D e fluorescência (uma sala escura onde os visitantes terão a oportunidade de observar de perto os organismos em estudo, num ambiente utilizado em investigação), aprender sobre reciclar e renovar sob o tema “desperdício transformado em arte” e visitar os top model dos cientistas. Algumas das atividades têm limite de participantes, com registo obrigatório no local.
Um dos pontos altos do programa é o momento musical, proporcionado pelo Quarteto da Orquestra Gulbenkian, num concerto comentado que vai animar o evento. Já que ciência e música são dois pilares da Fundação Calouste Gulbenkian, vai poder perceber como coabitam estas áreas e que inspiração podem trazer. Conheça toda a programação em pormenor online.
O Dia Aberto do Instituto Gulbenkian de Ciência regressa, assim, ao seu formato presencial, depois de ter contado com uma edição virtual devido à pandemia. Nos últimos anos, a ciência tem representado um papel fulcral na resposta à Covid-19. É, por isso, muito importante para a Gulbenkian, promover ações que revelem o trabalho dos cientistas, a forma como o fazem e o impacto que tem na sociedade é determinante para esclarecer dúvidas, combater a desinformação e inspirar futuros cientistas.