na cidade

Este sábado há um curso de primeiros socorros a animais em Barcarena

A iniciativa da Associação Portuguesa de Busca e Salvamento vai decorrer no quartel dos bombeiros. Todos se podem inscrever.
Uma ação pela saúde dos animais de companhia.

Saber como reagir quando alguém à nossa volta se sente mal, ou sofre um acidente, é essencial para que a situação não se agrave até conseguir ter uma ajuda mais especializada. O mesmo se pode dizer dos nossos animais de estimação. Saber cuidar deles, com afeto e dedicação é importante, mas também é fundamental saber o que fazer no caso de haver algum problema de saúde repentino. 

Nesse caso, é crucial ter algumas noções de primeiros socorros. Se não é o seu caso, e não saberia como reagir se algo mais grave se passasse, vai gostar de saber que este sábado, 9 de setembro, vai realizar-se um curso de primeiros socorros a animais de companhia. 

A iniciativa, realizada pela Associação Portuguesa de Busca e Salvamento, irá decorrer no quartel dos Bombeiros Voluntários de Barcarena, situado no número 19 do Largo 5 de Outubro. O curso irá decorrer ao longo de todo o dia, entre as 8h30 e as 18h30.

Ao todo, serão oito horas de formação, que é destinada “a toda a gente, inclusive civis”, refere a organização, garantindo que podem beneficiar do curso profissionais como bombeiros, médicos e enfermeiros veterinários, auxiliares de veterinária, groomers, forças da segurança e elementos de associações de proteção e defesa animal.

Ali serão transmitidos os conhecimentos básicos necessários ao auxílio dos animais, incluindo protocolos de atuação a nível do socorro pré-hospitalar animal. Serão abordados vários casos clínicos, sinais e sintomas que podem ser encontrados em situações de emergência, como envenenamento, convulsões, hemorragias, engasgamento, queimaduras, picadas de insetos, dificuldades respiratórias, entre outras, assim como formas de os solucionar ou amenizar. O objetivo é preservar a vida, evitar o sofrimento e aliviar a dor.

No final da formação será entregue um certificado de conclusão do curso a todos os participantes. Se ficou interessado pode inscrever-se através do email apbsalvamento@nullhotmail.com ou ligar para o número 938 185 935. O valor da inscrição é de 30€. 

O modelo canino para o curso. Foto: APBS

MAIS HISTÓRIAS DE OEIRAS

AGENDA