A fórmula para uma escapadinha perfeita não é difícil de definir: deve ser um sítio agradável e confortável, com espaço exterior, onde prevalece a calma e o silêncio e, idealmente, a uma curta distância de casa, para não perder muito tempo em deslocações. Felizmente para os oeirenses, este tipo de paraíso existe, mais perto do que imagina. Na verdade, fica apenas a 30 minutos de Oeiras.
Com vista para o mar e a serra como meio envolvente, o objetivo do Dream Guincho é que os hóspedes possam descansar ao máximo e que se sintam tão bem como em casa. Este nature hotel, localizado junto à Malveira da Serra e com o Parque Natural de Sintra a marcar o horizonte, abriu em 2020.
Visualmente, o que chama mais a atenção é o conjunto de casas de madeira nórdicas, altas e escuras, que escondem um edifício único, com oito quartos temáticos. Cada um tem o nome de um livro, todos eles grandes clássicos da literatura mundial. O Dream Guincho não se caracteriza como um hotel literário, mas a verdade é que existem livros espalhados por todo o lado, desde os espaços comuns até aos privados — inclusive nas escadas que levam aos quartos — e há uma biblioteca que todos os hóspedes podem frequentar.
É, por isso, um verdadeiro sonho, fazendo jus ao nome, para os book lovers, mas não só. Isolado, mas próximo de tudo, o espaço é perfeito também para uma estadia romântica ou uns dias mais descansados em família, principalmente nesta época de verão, em que pode aproveitar a piscina exterior e o jardim. Caso sinta falta de dar um mergulho no mar, basta ir até à Praia do Guincho, a cinco minutos de carro.
Pode também escolher ir sozinho, já que o Dream Guincho está preparado para ser um verdadeiro retiro, onde pode relaxar, respirar ar fresco e abrandar o ritmo frenético do dia a dia. No meio da natureza envolvente, tem várias possibilidades de recuperar a energia que precisa, seja a apanhar sol na piscina, a ler um livro na varanda ao final do dia, ou simplesmente a passear e a desconectar-se do mundo.

Este espaço foi imaginado e criado por Maria do Rosário Pinto Correia, gestora e professora universitária, que há muito sonhava ter o seu próprio alojamento para hóspedes, uma espécie de retiro entre o luxo e o conforto. Em 2017 encontrou o terreno ideal com cerca de 7.600 metros quadrados. Os anos seguintes foram de planeamento e construção, até que em 2020 finalmente abriu ao público.
Todo o espaço foi pensado tendo em atenção os detalhes. A estrutura é resistente, de betão, mas os quartos foram trabalhados em madeira e lã de rocha. “Tudo tão natural e português quanto possível”, realça a responsável, que garante ter havido sempre uma preocupação em criar um espaço com materiais sustentáveis, devidamente enquadrado no cenário de serra envolvente.
Entre as comodidades e diversões que o hotel oferece estão uma sala de jogos, com mesas de bilhar, uma sala de exercícios e, claro, a biblioteca. O espaço não tem um restaurante convencional, mas é possível pedir bebidas e refeições, com antecedência, que passam pelos sabores caseiros portugueses. O pequeno-almoço é servido todos os dias e, a meio da tarde, pode provar um bolo caseiro acompanhado de chá à escolha, incluído no preço do quarto.
Os preços por quarto variam entre os 204€ (uma pessoa) e os 224€ (duas pessoas) por noite, em época alta. No momento da reserva, no site do hotel, pode escolher ficar no quarto “Anna Karenina”, “A Divina Comédia”, “O Grande Gatsby”, “O Principezinho”, “O arco-íris do instante”, “Dom Quixote”, “A Menina do Mar” ou “Romance de Genji”.
O Dream Guincho é também um cenário para momentos especiais, já que pode alugá-lo para casamentos, aniversários, batizados ou até eventos corporativos.
Carregue na galeria para conhecer melhor os espaços do Dream Guincho.