Em Portugal, estima-se que existam cerca de 30 mil moinhos de água e vento, muitos ativos, outros ao abandono e alguns transformados em habitações, como o caso do Moinho das Longas, localizado em Anços, no concelho de Sintra.
Construído em 1876, “está na minha família há 51 anos. Em 1974, um moleiro desta zona cedeu-o ao meu pai”, conta Jaime Costa, o atual proprietário. O moinho foi cedido sem velas nem mastro e estava “ao abandono” desde então. “Como o meu pai não era moleiro, nunca ligou muito ao espaço, mas sempre lhe disse que gostava de voltar a vê-lo ganhar vida”, confessa.
Em março de 2024, Jaime ficou com a propriedade e, tal como tinha prometido ao pai, deu uma nova vida ao Moinha das Longas, com mais de 149 anos de história. “Transformei-o em alojamento local e curiosamente ficou pronto a 7 de abril, precisamente o Dia Nacional dos Moinhos”, afirma.
O objetivo foi deixá-lo o mais próximo do original e, por isso, Jaime decidiu avançar para a renovação sem alterar a estrutura. Dessa forma, a habitação surge numa arquitetura rústica e acolhedora, com a presença de elementos da construção inicial, como pedras e madeiras.

“Quando começámos as obras, deparei-me com pedras únicas e uma estrutura com madeiras, quase ao estilo pombalino. Decidi que queria preservar a autenticidade e torná-lo apenas confortável”, confessa.
A menos de 40 minutos de Oeiras, o Moinho das Longas é perfeito para uma escapadinha diferente nestes dias de chuva, já que o ambiente envolvente é natural e ideal para alguns dias de descanso, para ficar a ouvir a chuva num espaço aconchegante.
O espaço está dividido em três andares, com uma cozinha, um quarto principal com cama de casal, uma zona de estar com vista para o campo, uma sala com um sofá, que pode ser adaptado a uma cama, além de uma zona exterior com churrasqueira e estacionamento.
“É um local rústico e acolhedor, com certos detalhes que o tornam único”. Um deles está no quarto principal, onde encontra uma bússola em madeira e uma claraboia, além de um baloiço no jardim, virado para a natureza.
O moinho fica a 20 minutos de Sintra e a apenas meia hora da Praia das Maçãs, Azenhas do Mar e Ericeira. “Depois de décadas em silêncio, este moinho tradicional voltou com uma nova vida. Estamos desde abril no Airbnb e no Booking para reservas”, remata.
Não existe estadia mínima e os preços variam entre 80 e 500€, consoante o número de noites que reservar.
Carregue na galeria para ver fotografias do espaço interior do Moinho das Longas.

LET'S ROCK






