O Dia Mundial do Enoturismo é assinalado, anualmente, no segundo domingo de novembro e no Município de Oeiras a data não passa em branco. A autarquia programou um fim de semana recheado de atividades turísticas, para dar a conhecer alguns dos melhores atributos do concelho. A programação divide-se entre os dias 9 e 10, com passeios de barco, degustação de vinhos e muito mais.
A iniciativa “pretende valorizar os territórios produtores de vinho através da divulgação da cultura, património e tradições dos municípios associados da Rede Europeia das Cidades do Vinho, assim como dos agentes de Enoturismo”, segundo a Câmara Municipal. Oeiras — que tem a mais pequena região vitivinícola do País, onde é produzido o vinho de Carcavelos “Villa Oeiras”, hoje considerado um dos grandes vinhos generosos nacionais —tem investido cada vez mais em atrair o turismo que se baseia na apreciação de vinho, mergulhando na história, cultura e tradições locais.
Assim, no dia 9 de novembro, pelas 9h30, pode embarcar num passeio de barco no Porto de Recreio de Oeiras para uma viagem à volta do Farol do Bugio. A atividade termina com uma visita guiada e prova de vinhos de Carcavelos “Villa Oeiras” na histórica Adega do Palácio do Marquês de Pombal. A inscrição pode ser feita online e o valor ronda os 75€ e 120€.
Caso prefira uma sugestão gratuita, poderá passar pela Adega do Palácio do Marquês de Pombal e provar o vinho local entre as 14h30 e as 17h30 no sábado, e das 10 às 13 horas no domingo. A lotação está limitada a 30 participantes, à vez, interior do espaço.
Para os fãs de cinema, ainda na Adega, poderá assistir ao documentário “The Guitar Barrel Project” que “junta o vinho, a arte, o património, a música e a amizade”, num só projeto. A exibição acontece dia 9 de novembro, pelas 18 horas. A inscrição é gratuita e pode ser feita através do email turismo.palacio@nulloeiras.pt até às 13 horas do dia 8 de novembro.
Também no sábado, pelas 20 horas, pode ir até ao Hotel Vila Galé Collection Palácio dos Arcos, em Paço de Arcos, para aproveitar um jantar vínico que promete ser “uma combinação perfeita entre a gastronomia e os vinhos das regiões demarcadas de Bucelas, Colares e Carcavelos” lê-se na página do Município. A disponibilidade é limitada, por isso deverá reservar o seu lugar através do email palacio.recepcao1@nullvilagale.com ou telefone 965 014 511.
E, como este é também o fim de semana que celebra o Magusto, aproveite para passar no centro histórico de Oeiras e no Parque Anjos, em Algés, nos dias 9 e 10 de novembro, respetivamente. Depois de, em 2023, terem sido distribuídas dez toneladas de castanhas às mais de 55 mil pessoas que passaram pelos dois locais para brindar à data, este ano o número aumenta. Serão oferecidas 12 toneladas de castanhas, ao todo, assadas em dois grandes grelhadores de rua, com fogueiras tradicionais.
Se é fã de vinhos, aproveite para conhecer o restaurante Armazém d’Vinho, em Carnaxide, com mais de 250 referências para provar.