na cidade

Este fim de semana o Mercado de Paço de Arcos recebe a Feira da Castanha

A quarta edição do evento "Vinhos & Petiscos by SmartFarmer" acontece nos dias 3, 4 e 5 de novembro. A entrada é livre.
Um símbolo do outono.

A poucos dias do São Martinho — que se assinala a 11 de novembro —, o Mercado Municipal de Paço de Arcos vai encher-se de castanhas para que possa não só provar algumas, como abastecer-se para celebrar o Magusto em grande. O evento “Vinhos & Petiscos — Feira da Castanha” abre portas já esta sexta-feira, 3 de novembro, e estende-se até domingo, dia 5. 

A iniciativa é, segundo a organização, uma homenagem à castanha e à região de Trás-os-Montes. Durante três dias, pretende reunir “os amantes de castanha, produtores locais e entusiastas da gastronomia para celebrar a versatilidade deste fruto sazonal”. Os produtores presentes nesta Feira da Castanha vão poder apresentar as suas melhores castanhas e outros produtos típicos do outono, que vão desde os frutos secos aos enchidos, bem como vinhos, pão, folar e queijos. 

No evento não vai faltar, claro, a degustação gastronómica. Vá com apetite, porque entre os diversos petiscos, pratos tradicionais da época ou outros que se enquadram com o conceito da feira, estão iguarias como sopa de castanha, tábuas de queijos e enchidos, feijoada à transmontada, javali no pote e muito mais. 

Mas há mais. Entre as compras e as refeições, também pode contar com muita animação. Está programada uma grande variedade de atividades culturais, para toda a família. Espetáculos de animação, música popular, contos à lareira, atuações dos Pauliteiros de Miranda e de um grupo de Concertinas, são algumas das propostas.

O evento é promovido pela Casa de Vinhas e pela Oikos — Cooperação e Desenvolvimento no âmbito do seu negócio social SmartFarmer, que apoia a comercialização de produtos de pequenos e médios produtores nacionais. Conta também com o apoio do Município de Oeiras.

Poderá ainda ter acesso ao pack especial “1 copo de vinho + 1 petisco” por 3€. Para isso, precisa registar.se no site da SmartFarmer e apresentar o comprovativo do registo na banca da marca presente no local. Pode visitar a Feira da Castanha de 3 a 5 de novembro, entre as 11 e as 22 horas. A entrada é livre, só irá pagar o que comprar ou consumir. 

No fim de semana seguinte, o concelho de Oeiras celebra o Magusto com dois dias de festa e dez toneladas de castanhas. No dia 11 de novembro, o evento decorre no Largo 5 de Outubro, em Oeiras, e a 12 de novembro será no Palácio Anjos, em Algés.

Carregue na galeria para ver imagens dos festejos do Dia de São Martinho no munícipio em anos anteriores. 

ver galeria

MAIS HISTÓRIAS DE OEIRAS

AGENDA