Bom tempo pede passeios ao ar livre que, por sua vez, sugerem atividades lúdicas e interessantes para fazer em família. Se adora um bom mercado de rua, onde pode conhecer novos projetos de arte, encontrar artigos para decorar a casa ou para usar nos próximos looks e que ainda tenham o bónus de promover atividades para os miúdos, vai ficar feliz por saber que este fim de semana há duas estreias em Oeiras — e vêm para ficar.
O Oeiras Market instala-se no centro histórico de Oeiras este sábado, 24 de junho. Se o nome não lhe é estranho, talvez se lembre que o projeto esteve presente no Templo da Poesia, em dezembro, pelo segundo ano consecutivo, com um mercado de Natal. A organizar mercados de artesanato desde julho de 2014, o Oeiras Market volta ao concelho de Oeiras, desta vez ao ar livre.
À New in Oeiras Catarina Imhof, responsável pelo projeto, garante que este regresso do Oeiras Market tem como objetivo dinamizar a zona envolvente ao comércio tradicional e colocar o mercado no mapa, ao conseguir trazer a Oeiras “um conceituado diversificado de artesanato, tradições e culturas vindos de outros concelhos, a juntar aos nossos expositores habituais”. A ideia é que aconteça mensalmente, sempre no último sábado de cada mês.
Se costuma fazer as suas compras no comércio tradicional da vila, não deixe de passar pelo Largo 5 de Outubro, em frente à Igreja Matriz este sábado entre as 9h30 e as 16h30, para conhecer os projetos de arte e artesanato que ali vão estar presentes. “Queremos fazê-lo crescer, atrair também turistas e colocar o mercado como um motivo de visita a este concelho com tantas histórias para contar e sítios para conhecer”, sublinha.
No dia seguinte, domingo, 25 de junho, é a vez do chamado Mercado no Parque que, como o nome indica, acontece no Parque dos Poetas, também ao ar livre, num ambiente de comunhão com a natureza. Estará aberto entre as 10h30 e as 19h30.
“Será uma estreia dupla, quer para nós, quer para o local, uma vez que o Parque dos Poetas recebe pela primeira vez eventos desta natureza. Este mercado vem para proporcionar ao público um dia diferente, em família, que irá acontecer nos últimos domingos do mês. Será um mercado maior, que pretende crescer e vir a ocupar mais zonas do Parque dos Poetas no futuro”, refere Catarina. “Queremos tornar o Mercado no Parque um mercado de referência no meio da linha da Marginal”, conclui. O Mercado no Parque está previsto acontecer entre os meses de junho e outubro, na zona exterior do parque, na fase 2, junto à entrada Norte, e em novembro e dezembro no interior do Templo da Poesia.
“O Oeiras Market reabre portas aos eventos, em 2023, marcando o regresso com duas novas apostas em locais não operados anteriormente pela organização, e que vão certamente dinamizar algumas das zonas mais emblemáticas do concelho de Oeiras”, garante a organização. Ambos os eventos são maioritariamente dedicados à divulgação e venda de artesanato nacional, de vários segmentos, “desde a cerâmica, ao vestuário, acessórios de moda, até às iguarias de produto fechado como as compotas caseiras, os ‘chutneys’, entre outros artigos produzidos em pequenas quantidades, locais”, sublinha Catarina.
À NiO, a responsável conta: “É curioso porque, em cada evento que fazemos, recebemos sempre a estreia de alguém que nos apresenta novas ideias ainda sem nome ou marca”. Esta foi também uma grande motivação para avançar com estes novos projetos: “Há, cada vez mais, novos artesãos a surgir, devido aos últimos três anos em que muitas pessoas descobriram a arte nas suas mãos, descobriram um segundo trabalho e começaram a ter sucesso”.
Além das bancas de artesanato, vai encontrar por lá um DJ a pôr música ambiente dos anos 70, 80 e 90, durante a tarde, assim como aulas de ioga, meditação, nutrição, ginásticas, entre outras atividades lúdicas e de bem-estar. Será um dia em cheio também para os mais novos, que vão poder participar num peddy paper pelo parque, em família, com jogos e animação para todos. “O objetivo é que possamos proporcionar um domingo bem passado em família”, conclui Catarina Imhof.
Se for até ao Parque dos Poetas, aproveite para passar no quiosque Copo dos Poetas para relaxar ao final da tarde. Carregue na galeria para ficar a conhecer o espaço.