na cidade

Este fim de semana há dezenas de atividades gratuitas em Oeiras

O ideal é preparar já um cronograma com todos os eventos que acontecem nos dias 15 e 16 de junho.
Últimos dias para visitar as Festas de Oeiras.

Chegámos ao último fim de semana das Festas de Oeiras, mas ainda pode aproveitar para ver mais alguns concertos e comer outras tantas farturas — ou muitos dos doces, pratos e petiscos que encontra por lá, como a NiO lhe contou neste artigo. 

Na véspera do encerramento, sábado, 15 de junho, poderá também assistir de perto a uma das provas desportivas anuais mais emblemáticas do concelho de Oeiras. Falamos da Marginal à Noite, a corrida noturna que, mais uma vez, proporciona aos participantes um percurso ao longo da Avenida Marginal, entre Santo Amaro de Oeiras e Caxias, sem carros, lado a lado com o mar e sob a luz da lua.

Características únicas que atraem milhares de participantes todos os anos, sejam atletas regulares, corredores moderados ou iniciantes à procura de um momento bem passado. Prova disso é que esta corrida foi considerada, pelos nossos leitores, como a melhor iniciativa fit do ano nos Prémios NiO 2023. A 18.ª edição do evento, organizado pelo Município de Oeiras, vai contar com a participação de 8.500 mil atletas (as inscrições esgotaram três semanas antes da data). 

O fim de semana fica também marcado por outras iniciativas desportivas e de bem-estar, por um novo encontro do Clube dos Livros Silenciosos, exposições, cinema, concertos, atividades infantis e, ainda, pela celebração do 26.º aniversário da Fábrica da Pólvora de Barcarena, com atividades abertas à comunidade. 

Saiba tudo o que pode fazer, visitar, conhecer e experimentar nos próximos dias. 

Sábado

9h15 às 10h15 — Ioga na Quinta Real de Caxias, aula inserida no programa “Equilibra-te” promovido pelo município. 

9h15 às 10h15 — Chi Kung no Jardim de Santo António de Nova Oeiras, aula inserida no programa “Equilibra-te” promovido pelo município. 

9h15 às 10h15 — Body Balance no Complexo Desportivo do Jamor, no relvado junto ao tiro com arco, aula inserida no programa “Equilibra-te” promovido pelo município. 

10h30 às 18h30 — Dia de xadrez no Chá da Barra, no Palácio do Egipto, em Oeiras.

11 horas — Clube dos Livros Silenciosos na Livraria Municipal Verney, em Oeiras. Durante uma hora, cada pessoa lê o seu livro, em silêncio, num espaço acolhedor e propício à concentração na leitura, rodeado por pessoas com a mesma paixão. No final, quem desejar, poderá trocar algumas ideias sobre o que se encontra a ler. Para mais informações e inscrições pode contactar o 214408329 ou livraria.verney@nulloeiras.pt.

11 horas às 12h30 — Encontro de poesia no Mercado Municipal de Oeiras, pela Associação Cultural Luchapa. 

11 às 17 horas — Exposição “Censura a Defesa do Respeitinho” no Centro Cultural Palácio do Egipto, em Oeiras. A mostra está inserida na celebração dos 50 anos do 25 de abril. 

15 horas — Lançamento do filme infantil “O Museu da Fábrica da Pólvora ganha vida”, no âmbito do aniversário da Fábrica da Pólvora de Barcarena. 

15 horas — Oficina de serigrafia “Democracia em Cartaz”, dinamizada por Atelier Ser, no âmbito da exposição “Abel Manta livre” no Palácio Anjos, em Algés. Para família e público em geral, a partir dos seis anos, com a duração de 90 minutos. Necessita de inscrição prévia a partir do número 214111400 ou emaail se.panjos@nulloeiras.pt.

15 e 17 horas — Espetáculo infantil da Porquinha Peppa no palco da restauração do Jardim Municipal de Oeiras, inserido nas Festas de Oeiras.

15h30 — Tapete narrativo com oficina “A Manta”, desenvolvido por Inês Blanc, para miúdos dos seis aos dez anos, na Biblioteca Municipal de Carnaxide. É necessária inscrição através do número 210977430 ou email anabela.alves@nulloeiras.pt. 

17 horas — Concerto comentado “Música no tempo do Marquês de Pombal, pelo maestro José Soares, no Auditório Municipal César Batalha, em Oeiras. Com obras de Telemann, Vivaldi, Devienne, por André Cameira (flauta) e Mariana Soares (piano). Entrada sujeita à lotação da sala, com senhas distribuídas a partir de uma hora antes. 

20 horas — Concerto de Paralelos no Palco Restauração do Jardim Municipal de Oeiras, inserido nas Festas de Oeiras. 

22 horas — Concerto de Capitão Fausto no Jardim Municipal de Oeiras, inserido na programação das Festas de Oeiras. 

Domingo

9 às 12 horas — Sessão com PT no espaço fitness outdoor do Parque Urbano de Vila Fria.

11 horas — Visita guiada à Fábrica da Pólvora pelo Grupo de Amigos do Museu e Fábrica da Pólvora, no âmbito do aniversário do espaço.

15h30 — Sessão de cinema no Auditório José de Castro, em Paço de Arcos. Nesta data será exibido “O Sr. e a Sra. Smith” (“Mr. and Mrs. Smith”) de 1941, com Carole Lombard, Rober Montgomery e Gene Raymond, realizado por Alfred Hitchcock.

17 horas — Concerto “O acordeão é muito fixe” no Auditório Municipal César Batalha, em Oeiras. Momento musical educativo, oferecido por jovens estudantes de acordeão. 

17 horas (a partir de) — Somersby Out Jazz no Jardim da Quinta Real de Caxias, em Oeiras. 

20 horas — Concerto de Academia de Música de Miraflores no Palco Restauração do Jardim Municipal de Oeiras, inserido nas Festas de Oeiras. 

22 horas — Concerto de Calema no Jardim Municipal de Oeiras, inserido na programação das Festas de Oeiras. 

Carregue na galeria para conhecer alguns dos espaços de restauração das Festas de Oeiras e dos petiscos (como choco frito, arroz de lingueirão ou empadas de perdiz) que pode provar por lá. 

ver galeria

MAIS HISTÓRIAS DE OEIRAS

AGENDA