na cidade

Este domingo joga-se xadrez na Fábrica da Pólvora — as inscrições são gratuitas

O dia 29 de janeiro será dedicado aos apaixonados por este jogo de estratégia. Todos podem participar.
Um dia inteiramente dedicado a este jogo.

“Xadrez na Fábrica da Pólvora” é uma iniciativa criada pela Academia de Xadrez de Portugal — associação que tem como missão ensinar a prática do xadrez, a prática competitiva federada e a formação de jovens em projetos associados a escolas — em parceria com o Município de Oeiras. O objetivo é divulgar a prática deste jogo milenar, assim os espaços culturais envolvidos, levando o xadrez a espaços de história, arte, cultura e ciência por todo o País.

Depois da grande adesão registada nas últimas edições do evento em 2022, já há data para a primeira edição de 2023. Será este domingo, dia 29 de janeiro. O torneio divide-se em dois momentos, dirigidos a diferentes tipos de participantes. Um de prática livre, que decorre entre as 10h30 e as 18h30, podendo jogar num tabuleiro gigante; e outro para federados, válido para o ranking internacional, que acontece apenas da parte da tarde, entre as 14h30 e as 18 horas. 

Se gosta de jogar xadrez mas, muitas vezes, não tem companhia para fazê-lo, ou se quiser experimentar participar num evento coletivo deste jogo de estratégia, não deixe de se inscrever. Pode fazê-lo, de forma gratuita, enviando um email para axportugal@nullgmail.com.

Há muitos que o consideram apenas um jogo, outros referem-se a ele como um desporto e há ainda quem o caracterize como uma arte. A verdade é que o xadrez desperta paixões mesmo em quem não o pratica profissionalmente, já que estimula a criatividade, auxilia a memória, exercita o cérebro e fortalece a concentração, sendo indicado para todas as idades, desde miúdos a idosos.

Se ainda não é um expert em xadrez, mas é um entusiasta, que ficou ainda mais curioso desde que viu a série da Netflix “The Queen’s Gambit”, lançada em 2020 (que fez disparar as compras de tabuleiros de xadrez um pouco por todo o mundo), aproveite para experimentar o que é participar num evento destes ao vivo e a cores. 

Inscreva-se.

MAIS HISTÓRIAS DE OEIRAS

AGENDA