O Estúdio de Dança de Carnaxide (EDC) participou este ano, pela terceira vez, no All Dance Portugal, considerado o maior campeonato de dança realizado no nosso País, que decorreu em Santa Maria da Feira, no passado mês de abril. Das 19 coreografias apresentadas, 17 foram apuradas e 174 conseguiram mesmo chegar ao pódio — com oito primeiros lugares, quatro segundos lugares e dois terceiros lugares —, garantindo, assim, a participação na competição a nível europeu.
“Tendo alcançado excelentes resultados no AllDance Europe 2023, a escola alargou a sua participação a 19 coreografias na edição de 2024. Enquanto diretora do estúdio, coreógrafa e colega, os resultados conquistados enchem-me de orgulho e motivação para continuar a trabalhar e investir na promoção destas artes junto da população, nomeadamente das danças tradicionais portuguesas junto de crianças e jovens”, comenta Suzana Nunes.
Nos primeiros lugares ficaram: “Algarve”, coreografia de grupo na modalidade danças étnicas (coreógrafa Suzana Nunes), “Dança da Vindima”, coreografia de grupo na modalidade All Dance Open (coreógrafa Suzana Nunes)e “Seguidilla”, coreografia de grupo na modalidade ballet repertório ou fragmento (coreógrafa Suzana Nunes).
Também “Le Festin”, solo por Laura Andrade na modalidade ballet criação inédita (coreógrafa Suzana Nunes), “Nicest Kids in Town”, coreografia de grupo na modalidade jazz teatral (coreógrafo JP Costa), “Bye Bye Black Bird”, trio na modalidade jazz teatral ( coreógrafo JP Costa), “Hot Honey Rag”, solo de Madalena Cordeiro na modalidade jazz teatral (coreógrafo JP Costa) e “Wiki Wiki” trio na modalidade hip hop (coreógrafa Catarina Araújo) chegaram aos primeiros prémios.
Em segundas posições ficaram: “Dance du Tamburin” coreografia de grupo na modalidade ballet criação inédita (coreógrafa Suzana Nunes), “Lacrimosa”, coreografia na modalidade neoclássico (coreógrafa Suzana Nunes), “Gamzatti’s Friends”, coreografia de grupo na modalidade ballet repertório ou fragmento (coreógrafa Suzana Nunes), “Adiemus”, coreografia de grupo na modalidade All Dance Open (coreógrafa Carolina Batalha).
Com terceiros lugares ficou a “My first Love”, coreografia de grupo na modalidade dança contemporânea e moderno (coreógrafa Carolina Batalha) e “The One”, um solo de Maria Santos na modalidade urban show (coreógrafa Catarina Araújo).
“Numa era em que é cada vez mais desafiante cativar as camadas mais jovens, por terem acesso a tanta coisa, é especialmente gratificante ver o empenho dos nossos jovens bailarinos bem como testemunhar a coesão e espírito de grupo que conseguimos criar”, acrescenta a diretora da escola.

Depois de Espanha receber a última edição, o All Dance Europe 2024 vai realizar-se em terras lusas, na mesma localidade da final portuguesa, entre os dias 25 e 28 de julho. O único problema: para garantir a inscrição, deslocação, estadia e alimentação de todos os alunos e coreógrafos nestes dias, são necessários 20 mil euros.
A data limite para atingir esta meta é dia 24 de julho. Desta forma, os jovens bailarinos decidiram voltar a pedir o apoio da comunidade oeirense para conseguirem seguir este sonho, através de várias iniciativas.
Entre elas estão a venda de rifas e de vendas solidárias que acontecem todos os sábados de manhã, entre as 10 horas e o meio-dia, no Estúdio de Dança de Carnaxide. Pode ainda fazer parte dos “Amigos do EDC” com o contributo mínimo de 10€ a nível particular e 20€ no caso de empresas (passa a ter o seu nome ou logotipo num painel afixado nas instalações da escola e divulgado nas redes sociais).
Além disso, será realizado o Arraial EDC, que acontece este sábado, 22 de junho, na Sociedade Musical Aliança Operária na Outurela (situado no número 42 na Estrada de Outurela, em Carnaxide), entre as 17 e as 23 horas.
Além de transmitir o jogo Portugal-Turquia do Euro 2024, o evento vai contar também com a atuação de alunos da Escola de Dança de Carnaxide, alunos que competiram no All Dance Portugal e, também, a atuação da Tuna Académica de Farmácia da Universidade de Lisboa. Vai poder também jantar por lá, com vários petiscos à escolha, dançar e divertir-se na festa popular, enquanto ajuda os jovens bailarinos.
“A participação do Estúdio de Dança de Carnaxide no All Dance Europe 2024 contribuirá para consolidar a visibilidade e reconhecimento do trabalho que desenvolvemos com os nossos professores, alunos e famílias, permitindo a promoção da cultura portuguesa além fronteiras e proporcionando aos alunos uma experiência intercultural através da linguagem que os une, a dança”, refere Suzana Nunes, diretora da EDC.
O Estúdio de Dança de Carnaxide, fundado em 2003, tem como atividade principal a formação em dança e teatro a miúdos a partir dos quatro anos e adultos de todas as idades. Atualmente tem aproximadamente 200 alunos e ensina modalidades tão diferentes como ballet, dança contemporânea, hip-hop, sevilhanas, flamenco, danças tradicionais portuguesas, teatro musical, jazz, teatro, pilates, entre outras. Como complemento, organiza espetáculos e participa em concursos, festivais e eventos.
A Escola de Dança de Carnaxide fica no Largo Frederico de Freitas nº16 D, em Carnaxide. Pode segui-la nas redes sociais, como Instagram, e visitar o site para conhecer melhor a escola, saber horários e, quem sabe, tornar-se também aluno ou ver os seus filhos a aprenderem para poderem também participar nestas competições no futuro.