na cidade

Este ano, a árvore de Natal de Porto Salvo será decorada com crochet feito por si

Pegue já nas linhas e agulhas e dedique-se a esta arte. O símbolo natalício da freguesia vai tornar-se ainda mais especial.
Participe.

Faltam mais de dois meses para o Natal, mas há preparativos que têm que começar muito tempo antes. No concelho de Oeiras, a tradição manda ligar as luzes das ruas no Dia de São Martinho, em novembro, e nenhuma localidade fica de fora. As freguesias enfeitam-se para receber a época mais mágica do ano e a criatividade não tem limites para tornar o ambiente das ruas mais acolhedor e especial. 

É precisamente esse o objetivo da Junta de Freguesia de Porto Salvo que, este ano, tem como objetivo criar uma árvore de Natal diferente e, para isso, conta com o contributo de toda a comunidade, de forma muito original. “Queremos tornar a época festiva ainda mais especial, celebrando a união e a entreajuda através da arte do crochet”, revela. 

É através desta técnica tradicional, que nos últimos anos voltou a estar na moda — já que, mais que um mero passatempo é também apontada como uma atividade terapêutica —, que se vai criar uma árvore de Natal única. “A Junta de Freguesia de Porto Salvo convida toda a população a participar no nosso evento de decoração da árvore de Natal. A missão é simples, mas o impacto será extraordinário”, garante a organização.

O plano é que, cada pessoa, se dedique a fazer quadrados de crochet, com as dimensões de 20 centímetros por 20 centímetros, usando cores alusivas à época (como o vermelho e o verde, por exemplo), criando padrões temáticos que, no final, se vão juntar aos de outras pessoas, para compor e embelezar o resultado final. 

A árvore de Natal será, então, decorada com o resultado de todas as peças feitas com esta arte manual, para “celebrar o verdadeiro espírito natalício através da criatividade e solidariedade”, garante a Junta de Freguesia. Se é fã de crochet e está sempre à procura de desculpas para dedicar umas boas horas a esta arte, pegue já nas linhas e agulhas e comece a criar estes quadrados criativos.

A iniciativa decorre até dia 10 de novembro, data limite para a entrega das peças. Porém, pode entregá-las antes. Assim que terminar os seus quadrados de crochet, leve-os até à Junta de Freguesia de Porto Salvo, situada no número 1B, na Rua Conde Rio Maior.

Desafie os seus vizinhos, amigos e familiares a participar também. “Quanto mais quadrados reunirmos, mais deslumbrante será a nossa árvore de Natal”, sublinha a organização, que garante ter criado este projeto com o objetivo de promover a união na freguesia e incentivar o espírito natalício da comunidade. 

O cartaz.

MAIS HISTÓRIAS DE OEIRAS

AGENDA