na cidade

Estas são as atividades que vão decorrer nas praias do concelho em agosto

Tudo acontece nas bibliotecas de praia, onde a programação é pensada para toda a família.
Fotografia: Município de Oeiras.

Nas praias do concelho de Oeiras, apanhar sol e dar uns mergulhos não são as únicas coisas com que pode ocupar o seu dia. Há muito mais com que se entreter e não estamos a falar de jogar raquetes, ler um livro ou dar uma corrida pelo areal.

Ir à praia pode também ser um momento de aprendizagem e diversão, tanto para os adultos como para os miúdos. E tudo isto se deve às atividades criadas pelas bibliotecas de praia. Há quatro no concelho — Caxias, Paço de Arcos, Santo Amaro de Oeiras e Praia da Torre — que estão ao dispor dos banhistas todos os dias, entre as 9 e as 19 horas, até dia 7 de setembro.

Haverá uma oficina de encadernação, onde vai poder aprender a construir um livro, encadernando com as suas próprias mãos, um exemplar do jornal comunitário “À Beira d’Água”. Cada participante irá aprender a usar as diferentes ferramentas e, assim, desempenhar um papel crucial na produção desta edição, que será distribuída nas praias do município de Oeiras. Esta atividade decorre no dia 3 de agosto, quarta-feira, na praia de Caxias e no dia 4, quinta-feira, na praia de Paço de Arcos, sempre às 10h30. Na semana seguinte acontece na praia da Torre no dia 9, terça-feira, e depois no dia 14, domingo, na praia de Santo Amaro de Oeiras. 

Se gosta de natureza e se interessa pelo mundo da ciência, vai gostar de saber que entre segunda-feira, dia 1 até dia 19 de agosto, sexta-feira, vai decorrer o projeto “Plasticus Maritimus”, promovido pelo município. As atividades começam às 10 horas e são destinadas a famílias com miúdos a partir dos seis anos.

Entre elas, está a apresentação de uma coleção de fauna marítima, com o desenvolvimento de um gabinete de curiosidades marinhas, a criação de um jogo através de garrafas de plástico descartáveis e das suas tampas, que dará origem a um mini campeonato, para chamar a atenção sobre o facto de as garrafas de plástico vazias terem muitas utilidades. Existirão também as esculturas de sabão, transformando barras de sabão em animais marinhos.

Tome notas das datas e locais em que irá acontecer cada uma das atividades. O gabinete de curiosidades marinhas pode ser encontrado no dia 1, segunda-feira, na praia de Caxias, no dia 2, terça-feira, na praia de Paço de Arcos, no dia 3, quarta-feira, na praia de Santo Amaro, e no dia 4, quinta-feira, na praia da Torre.

As atividades relacionadas com as tampas de garrafas vão decorrer no dia 5, sexta-feira, na praia de Santo Amaro, no dia 8, segunda-feira, em Paço de Arcos e no dia 9, terça-feira, em Caxias. Pode encontrar a atividade das esculturas de sabão no dia 16, sábado, em Caxias, no dia 17, domingo, em Paço de Arcos, no dia 18, segunda-feira, em Santo Amaro e no dia 19, terça-feira, na praia da Torre.

Para mais informações ou para se inscrever em alguma das atividades, pode dirigir-se aos balcões das bibliotecas de praia ou enviar um email para oeirasaler@nulloeiras.pt.

Já que estas atividades são pensadas para famílias, carregue na galeria para conhecer alguns modelos de swimwear da Meninos na Linha para pais e filhos.

ver galeria

MAIS HISTÓRIAS DE OEIRAS

AGENDA