É já este sábado, 17 de junho, que vai poder assistir a uma corrida de carros, com a particularidade de serem movidos a energia solar. O evento decorre no Estádio Nacional, no Centro Desportivo do Jamor, com entrada gratuita e aberta ao público.
A iniciativa parte da VS-Solar Challenge, que anualmente lança o desafio a jovens de todo o País, para construírem e desenvolverem um automóvel movido a energia solar, de forma a participarem numa competição original que reúne, todos os anos, verdadeiros entusiastas desta causa.
A oitava grande corrida de carros movidos a energia solar está marcada para as 14 horas, mas a preparação das equipas irá começar mais cedo, logo a partir das 11 horas. A prova será realizada na pista de atletismo, em circuito fechado, por questões de segurança. Cada carro terá que dar três voltas à pista no menor tempo possível.
Assim, os carros que irão participar nesta corrida são efetivamente construídos por alunos de várias escolas portuguesas. O concelho de Oeiras estará representado pelas escolas secundárias Quinta do Marquês, Luís de Freitas Branco e Miraflores. O principal objetivo deste evento é sensibilizar não só os jovens, como toda a população para as questões da sustentabilidade e preocupações ambientais.
Pretende dar-se a conhecer as potencialidades da aplicação da energia produzida pelo sol na locomoção de veículos (já que Portugal é um dos países europeus com maior número de horas de sol) e também incentivar os jovens a desenvolverem conhecimentos que permitam tirar o máximo partido dessa tecnologia, levando-os a criar formas mais eficazes de aproveitá-la no futuro.