na cidade

Esta oficina em Barcarena vai ensiná-lo a identificar o canto das aves do concelho

A atividade "Um chiu, um piu" está marcada para dia 30 de novembro, sábado. É gratuita, mas terá de se inscrever previamente.
Imagem: Município de Oeiras

Estar em silêncio, no meio da natureza, só a ouvir o canto dos pássaros é um dos prazeres da vida. Com a rotina corrida, que muitos têm hoje em dia, às vezes é preciso desacelerar e ter um momento longe de relaxe, longe da confusão. Por sorte, o que não falta, no concelho de Oeiras, são espaços verdes onde podemos aproveitar momentos de descontração ao ar livre.

Para conhecer melhor a fauna e flora que o rodeia, perto de casa, e tudo o que faz parte da biodiversidade de jardins, parques e outros locais do concelho, o Município de Oeiras criou a iniciativa “Agenda da Natureza” que, todos os meses, promove diferentes atividades gratuitas. A próxima vai acontecer na Fábrica da Pólvora, em Barcarena, no final deste mês. 

A oficina “Um chiu, um piu”, vai permitir-lhe conhecer melhor os pássaros que habitam nesta zona. Organizada pela Divisão de Gestão Ambiental da Câmara Municipal de Oeiras, está marcada para 30 de novembro, um sábado. “Nesta oficina, vamos treinar os nossos ouvidos e deixar-nos guiar pelos sons (e silêncios) que as aves da Fábrica da Pólvora fazem”, refere a organização. 

A zona florestada, naquele espaço, é atualmente o lar de várias espécies distintas de aves, entre eles a Alvéola-Cinzenta, a Toutinegra-de-cabeça-preta e a Estrelinha-de-cabeça-listada, segundo a “Birding Places, uma plataforma dedicada às aves da União Europeia. Cada uma delas emitem sons diferentes e é precisamente através destes que são identificadas. 

A atividade começa pelas 10 horas e termina ao meio-dia. É de participação gratuita, no entanto, tem um máximo de 20 vagas, por isso deverá realizar uma inscrição prévia, através de um formulário online. 

O ponto de encontro será no Qual Albatroz – Oficina do Erro, na Fábrica da Pólvora. A organização aconselha que os participantes levem água, um snack e usem calçado e vestuário confortáveis e adequado às condições meteorológicas previstas para o dia. 

MAIS HISTÓRIAS DE OEIRAS

AGENDA