na cidade

Espetáculos, workshops e exposições: tudo o que pode fazer este fim de semana em Oeiras

Chame a família e os amigos para participar nas atividades gratuitas, que acontecem no concelho a 14 e 15 de outubro.
Mostra "A face das músicas". Imagem: CMO

No final de setembro, foi inaugurada no Palácio do Egipto, em Oeiras, a exposição “A Face das Músicas — Partituras do Arquivo Ephemera”, organizada pelo Município de Oeiras e pelo Arquivo Ephemera. A mostra apresenta o movimento editorial da ilustração e do repertório do que se compôs em Portugal, entre o final do século XIX e início do século XX, para o cinema, rádio e teatro. 

O público poderá “conhecer o universo gráfico de um dos muitos tesouros de uma coleção do Arquivo Ephemera: as partituras musicais”, revela a organização. As obras traduzem as práticas culturais e sociais da época, tais como os concertos de bandas no coreto, os casinos, os bailes ou as danças de salão, o triunfo de uma cultura popular e a euforia das festas e da vida noturna.

Como complemento, está também em exibição, no mesmo espaço, “A Face dos Livros — capas ilustradas do Arquivo Ephemera’. Pode visitar a mostra até dia 15 de dezembro, entre as 11 e as 17 horas, de terça-feira a sábado. Aproveite este fim de semana para passar por lá, a entrada é gratuita. 

Se for até lá no sábado, 14 de outubro, já que está no centro histórico de Oeiras, pode visitar, a seguir, a Oeiras Ceramic Art, a decorrer no Mercado Municipal, entre as 11 e as 18 horas. A exposição dedicada à promoção e divulgação do universo artístico-ceramista conta com a presença de artistas nacionais e internacionais e tem ao longo do dia vários workshops gratuitos. A inscrição é feita no local, por ordem de chegada, sujeito à lotação do espaço. 

Espera-o um fim de semana recheado de eventos culturais, atividades de bem-estar, iniciativas para os miúdos e, ainda, o encerramento das Festas de Carnaxide. Saiba tudo o que vai poder fazer, assistir, participar e conhecer nos próximos dois dias.

Sábado 

8 às 12 horas — A Migração das Aves: oficina de anilhagem e observação de aves, inserida na Agenda da Natureza do município, na Quinta de Recreio dos Marqueses de Pombal, para abordar a temática da conservação, migração e observação de aves em meio urbano, recorrendo à anilhagem científica, com recurso à captura, anilhagem e respetiva libertação das aves, explicando quais as vantagens da sua realização. A participação está sujeita a inscrição através da Divisão de Gestão Ambiental do Município, pelo telefone 210 977 459 ou email dga@nulloeiras.pt.

9 às 19 horas Exposição “All in my head” de Binau, no Núcleo Central do Taguspark.

9h30 às 10h30 — Aula de ioga no Complexo Desportivo Nacional do Jamor (no relvado junto ao tiro com arco), no âmbito do programa Equilibra-te, desenvolvido pelo Município de Oeiras. Sem necessidade de inscrição, é só aparecer.

9h30 às 10h30 — Aula de chi kung no Parque Urbano de Miraflores, no âmbito do programa Equilibra-te, desenvolvido pelo Município de Oeiras. Sem necessidade de inscrição, é só aparecer.

9h30 às 10h30 — Aula de pilates no anfiteatro do Palácio Anjos, no âmbito do programa Equilibra-te, desenvolvido pelo Município de Oeiras. Sem necessidade de inscrição, é só aparecer.

9h30 às 18 horas — Feira de Artesanato de Paço de Arcos, no Jardim Municipal. 

10 às 23 horasExposição “Art from the sea” no Oeiras Parque.

11 às 13 horas — “À roda do barro” por Ana Maló. Atividade (para maiores de seis anos), onde será possível experimentar o barro na roda de oleiro, sentir e presenciar a necessidade do equilíbrio de forças necessário para fazer um pequeno objeto utilitário, um copo, um prato ou tigela, no âmbito da Oeiras Ceramic Art.

11 às 17 horas — Exposição “A Face das Músicas — Partituras do Arquivo Ephemera”, no Centro Cultural do Palácio do Egipto, em Oeiras.

11 às 17 horas — Exposição “Espíritos da floresta”, com ilustrações de Susa Monteiro a partir de originais de Neves de Sousa, na Livraria-Galeria Municipal Verney.

14 às 16 horas — Workshop “pintura em azulejo”. Vai poder aprender a mais tradicional técnica portuguesa, a majólica. Terá tudo o que precisa para viver a experiência no local, no âmbito da Oeiras Ceramic Art.

15h30 — Passa a palavra: contos partilhados por contadores de histórias na Biblioteca Municipal de Oeiras. 

16 horasWorkshop de chocolate e café na Livraria-Galeria Municipal Verney, em Oeiras. 

16h30 às 18h30 — Workshop “Criaturas Fantásticas” por Ana Marta, onde será possível fazer a construção manual a partir da argila. Podem participar neste workshop miúdos dos três aos 12 anos, no âmbito da Oeiras Ceramic Art.

17 horas (a partir de) — Primeira edição de Ser’TMIST: serenatas a Oeiras, evento que reúne várias tunas académicas, na Fábrica da Pólvora, em Barcarena, organizado pela Tuna Mista do Instituto Superior Técnico (campus do Taguspark).

22 horas — Concerto da banda de covers Shakra nas Festas de Carnaxide. 

Domingo

10 às 23 horas Exposição “Art from the sea” no Oeiras Parque.

10h30 às 18h30 — Xadrez na Fábrica da Pólvora de Barcarena, com prática livre e tabuleiro gigante. 

11h30 — Contos no Largo. Sessão de contos da Livraria Gatafunho, no Largo 5 de Outubro, em Oeiras, com o contador de histórias Adriano Reis. 

16 às 18 horas — Mostra de folclore tradicional “Folk’ Carnaxide”, inserido nas Festas de Carnaxide, a decorrer no Centro Cívico.

17 horas — Concerto comentado: A Música no Tempo de Marquês de Pombal, no Auditório Municipal Maestro César Batalha, no Alto da Barra, em Oeiras. Com participação de André Cameira (flauta) e Mariana Soares (piano), que interpretam J. S. Bach e Michel Blavet, num concerto comentado pelo maestro José Soares.

Carregue na galeria para ver imagens da mostra presente no Oeiras Parque. “Art from the sea” é constituída por esculturas criadas a partir de lixo recolhido nas praias e pode ser visitada até dia 22 de outubro. 

MAIS HISTÓRIAS DE OEIRAS

AGENDA