na cidade

A época balnear já começou, com bandeira azul, bibliotecas de praia e muito mais

Esta terça-feira, 1 de junho, marca o arranque da temporada no concelho. A pandemia obriga a várias medidas de segurança.
O verão está aí.

É oficial: a época balnear arranca esta terça-feira, 1 de junho, em todas as praias do concelho de Oeiras. O município organizou uma cerimónia com a presença do presidente da Câmara Municipal de Oeiras, Isaltino Morais, às 9h30, na Praia de Santo Amaro. Pelo segundo ano consecutivo, Oeiras tem todas as suas praias oficiais (praias da Torre, Santo Amaro, Paço de Arcos e Caxias), com Bandeira Azul.

Em relação à pandemia de Covid-19, e todas as medidas de segurança a que obriga, Oeiras irá manter o sistema tecnológico de controlo da lotação das praias (torniquetes virtuais), bem como os equipamentos de higienização de banhistas.

Vão ser ainda instaladas papeleiras compactadoras inteligentes em toda a extensão do Passeio Marítimo e criadas instalações sanitárias definitivas na praia de Santo Amaro, com um módulo adicional para utilização como posto de socorro.

Este dia também marca o lançamento da nova edição do programa “Praia Acessível – Praia para Todos”, uma iniciativa do Município de Oeiras, em parceria com a Associação Humanitária dos Bombeiros Voluntários de Oeiras e da ProAtlântico – Associação Juvenil, que tem como objetivo possibilitar o acesso à praia e a banhos de mar de pessoas com mobilidade condicionada, pessoas com necessidades especiais e pessoas idosas.

A iniciativa de inclusão social irá funcionar na Praia de Santo Amaro de Oeiras (junto ao bar O Amarelo), de segunda a sexta-feira, entre as 9 e as 13 horas, de 1 de junho a 30 de setembro. O serviço é gratuito mas carece de marcação prévia, junto da Divisão de Coesão Social, através do número 214 408 519 ou do email dcs@nulloeiras.pt.

Este verão, e pela primeira vez, as Bibliotecas Municipais de Oeiras vão marcar presença nas quatro praias do concelho: Torre, Santo Amaro de Oeiras, Paço de Arcos e Caxias. Esta rede de Bibliotecas de Praia estará disponível entre o dia 2 de junho e o dia 8 de setembro, das 9 às 19 horas.

As quatro bibliotecas vão emprestar livros, jornais e revistas. Além disso, será disponibilizado acesso ao PressReader (com mais de 7000 jornais e revistas online, de todo o mundo) e à base de dados académica EBSCO. Os utilizadores também vão poder levantar as suas reservas numa das praias à sua escolha, só precisam de escolher o lugar de entrega no catálogo das Bibliotecas Municipais de Oeiras.

MAIS HISTÓRIAS DE OEIRAS

AGENDA